“Leça da Palmeira e o Rio Leça nas Artes, nas Letras e nas Ciências”
O 4.º volume do livro “Leça da Palmeira e o Rio Leça, nas Artes, nas Letras e nas Ciências- Indiciário Onomástico”, escrito e ilustrado por Albano Chaves e António Mendes, respetivamente, foi apresentado ontem no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, associaram-se a mais um momento da programação da Feira do Livro Municipal.
Nas páginas dos quatro volumes é possível percorrer a vida e obra de ilustres leceiros desde o final do século XIX, através das suas obras nas artes, letras e ciências. O quarto volume, ao acrescentar mais personalidades aos volumes anteriores, contribui, mais uma vez, para o registo da construção e da evolução de Leça da Palmeira e do concelho, através de biografias de muitos dos seus obreiros.
A Câmara Municipal de Matosinhos ao adquirir este volume, dá continuidade ao apoio concedido a duas das anteriores edições – volumes I e III – das quais possui exemplares no seu acervo documental.
Recorde-se que a Feira do Livro Municipal abriu portas a 15 de novembro em três espaços do concelho, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, no MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos e na Galeria Municipal, em Matosinhos.
Até 22 de dezembro, o público poderá adquirir publicações municipais com descontos apelativos que vão desde os 10% até aos 50% e ainda mais significativos em alguns packs criados para o efeito. Uma grande variedade de obras nas áreas da literatura, artes plásticas e património que têm como objetivo divulgar e promover o concelho, a sua riqueza histórica, cultural e as suas gentes.
Paralelamente, haverá um programa de atividades elaborado com o objetivo de aproximar a comunidade aos equipamentos culturais do concelho e aos autores e atores da história de Matosinhos. Oficinas, leituras encenadas, lançamentos de livros são algumas das sugestões.
Veja aqui programa completo da Feira do Livro de Matosinhos: