Presidente da Câmara marcou presença na sessão de apresentação do livro da autoria de Luis Pedro Ferreira da Silva
O Terminal de Cruzeiros de Leixões acolhe, ontem, dia 14 de Maio, a cerimónia de lançamento do livro do Terminal de Cruzeiros de Leixões da autoria do arquiteto que o projetou., Luis Pedro Ferreira da Silva. O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, fez questão de marcar presença, destacando a importância da obra cada vez mais emblemática para a Matosinhos mas também referindo o sucesso da relação feliz entre a cidade e o Porto de Leixões. Brogueira Dias, Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana (APDL) esteve também presente na sessão.
Luís Pedro Ferreira da Silva nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1971. Licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1995, é ainda Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano ministrado conjuntamente pela FAUP e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Doutorado pela FAUP, em Arquitetura – Das Espécies de Espaço ao Espaço da Espécie - Princípios de Observação do Espaço como Condição da sua Organização Atual.
Luís Pedro Silva é ainda investigador no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo desde 2002 e Docente de Projeto na FAUP, desde 1999.
O Terminal de Cruzeiros, inaugurado em 2015, é já uma referência na paisagem da Costa Atlântica, um espaço de investigação e divulgação científica e de dinamização turística, considerado um dos três melhores portos mundiais de cruzeiros pela Seatrade Awards 2015. Foi também considerado o melhor empreendimento imobiliário pelos Prémios SIL 2015, na categoria de Comércio, Serviços e Logística.
O investimento, no valor de 50 milhões de euros, foi co-financiado em 51% pelo ON.2- O Novo Norte. O restante foi suportado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Além de um novo cais, a obra envolveu uma estação de passageiros com capacidade para acolher 2500 pessoas em trânsito, um porto de recreio náutico para 170 embarcações, dois parques de estacionamento para autocarros e viaturas, um cais fluviomarítimo e acessos diretos à cidade. Uma das grandes valências do novo edifício é o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto. A gestão dos gabinetes e laboratórios experimentais está a cargo do CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.
No sábado de festa do Senhor de Matosinhos, o Terminal de Cruzeiros esteve também em festa, com visitas livres e guiadas entre as 11h00 e as 18h00. No total, cerca de cinco mil pessoas fizeram questão de visitar o edificio.