A Associação Guerra Junqueiro, localizada na freguesia de Lavra, vai ter uma nova creche. O lançamento da primeira pedra deste novo equipamento, que resulta da reconversão do ATL, decorreu no dia 11 de Junho.
A Associação Guerra Junqueiro, localizada na freguesia de Lavra, vai ter uma nova creche. O lançamento da primeira pedra deste novo equipamento, que resulta da reconversão do ATL, decorreu ontem, dia 11 de Junho, pelas 10 horas, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e da Dra. Luisa Salgueiro, vereadora da Promoção Social e Saúde.
A Associação Social e Recreativa de Guerra Junqueiro, fundada em 1009 pela D. Maria Francisca Sol, é uma instituição particular de solidariedade social que tem vindo a desenvolver actividades de cariz recreativo, desportivo e cultural. Nasceu associada a um movimento Republicano. No teatro e no ensino da leitura encontrou os veículos para difundir os seus ideais.
Esta associação lavrense é das poucas instituições centenárias que ainda se encontra em funcionamento no Concelho de Matosinhos. Este ano comemora os cem anos de vida, ao serviço da comunidade e com a realização de vários eventos irão comemorar este marco tão importante na vida da Associação, homenageando os seus fundadores, sócios e directores.
A Associação Social e Recreativa de Guerra Junqueiro candidatou-se ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais com a reconversão do ATL em creche, criando nesta valência capacidade para atender 33 crianças. Este novo projecto permitirá ampliar as respostas na área da infância existentes na freguesia de Lavra e servirá também a freguesia de Perafita, pela sua proximidade geográfica.
A Câmara Municipal comparticipou com cerca de 80 mil euros esta candidatura que se aproxima dos 230 mil euros.
A concretização destes projectos – criação de resposta social para a Primeira Infância na Freguesia Lavra – encontram-se fundamentados no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Matosinhos e já foi alvo de emissão de Parecer favorável do Conselho Local de Acção Social da Rede Social de Matosinhos.
O PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, promovido pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social, através do Instituto da Segurança Social, I.P., aprovou uma comparticipação de cerca de €150.224,00, correspondentes a cerca de 65,34% dos actuais custos da readaptação.
Nesta cerimónia, marcaram também presença a presidente da Associação, Fernanda Amaral, e o Presidente da Junta de Freguesia de Lavra, Rodolfo Mesquita.