Empreitada no valor de 1,2 milhões de euros deverá estará concluída em menos de um ano.
Inaugurar as novas instalações nas comemorações do 60º aniversário do Centro Recreativo e Popular de Lavra, em janeiro do próximo ano, foi a expetativa manifestada hoje, dia 27 de Fevereiro, pelo presidente da instituição, Fernando Gonçalves, no lançamento da primeira pedra do novo Pavilhão Gimnodesportivo da Agudela, agora situado no entroncamento da Rua Verdadeiro do Carmo com a rua e travessa padre Manuel Teixeira de Melo.
Os cerca de 60 praticantes de hóquei jogam em instalações provisórias, mais concretamente no Pavilhão Custódio Antunes, no Leça FC, desde que foi demolido o Pavilhão da Agudela, na praia do Marreco.
Uma construção ilegal que foi adquirida pela Câmara Municipal e demolida em junho do ano passado graças aos fundos comunitários do QREN no valor de 982 mil euros (80%).
A medida, necessária para a implementação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira entre Caminha e Espinho, corrige um erro urbanístico com várias décadas.
A obra, com um prazo de execução de cerca de 10 meses, tem um custo superior a um milhão e 200 mil euros, dos quais 900 mil euros serão suportados pela instituição e o restante pela Autarquia.
O novo equipamento ficará situado junto à EB1 da Agudela e servirá, durante o dia, a comunidade escolar, nomeadamente os 75 alunos que atualmente não dispõem de instalações cobertas destinadas à prática de atividades desportivas.
“É um absurdo construímos equipamentos fora das zonas escolares. A comunidade não é rica para ter edifícios vazios durante o dia. Por isso, faz todo o sentido construir este pavilhão junto a uma escola”, frisou o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
O novo pavilhão gimnodesportivo terá uma área de bancada de público com capacidade para 150 espectadores, uma arrecadação de material desportivo, uma área de jogo com as dimensões 44,00x25,00x7,00, 4 vestiários, 2 balneários, instalações sanitárias, Gabinete Médico/ Primeiros Socorros, entre outras valências, além de áreas verdes e pavimentadas no exterior.
O parque de estacionamento terá capacidade para 136 lugares (quatro para deficientes) para viaturas e dois para autocarros.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo Pavilhão da Agudela contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, da administradora da Matosinhos Sport, Engª. Helena Vaz, e do presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita.