Espetáculo regressou ao Teatro Municipal de Matosinhos
“Kitsune” regressou na noite de ontem, 23 , e hoje, 24 de fevereiro, ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, quase dois anos depois da sua estreia em Matosinhos.
“Kitsune”, que em japonês significa “raposa”, representa a capacidade de adaptação à vida, à natureza, à morte. A partir de um conto de Júlio Vanzeler que, juntamente com Rui Queiroz de Matos, assume a encenação e a cenografia, o espetáculo reflete sobre a morte e a solidão, mas acaba por se transformar numa celebração da vida e da valorização das coisas mais simples e que nos dão prazer enquanto seres humanos.
A peça pretende, assim, ser sobretudo um elogio da vida e um reencontro com a simplicidade e a possibilidade de dizer adeus tranquilamente, a despeito do ritmo trepidante do quotidiano nas grandes cidades, capaz de obliterar a natureza e os gestos mais conviviais da vida em comunidade, levando a que se morra cada vez mais só. Em alternativa, “Kitsune” propõe o regresso aos elementos essenciais e humanos.
O regresso de “Kitsune” a Matosinhos integra o programa de comemoração dos 30 anos do Teatro de Marionetas do Porto, para o qual a companhia selecionou doze espetáculos do seu repertório. As criações regressarão a diversos palcos da região a um ritmo mensal, até ao final de 2018, assim se assinalando as primeiras três décadas de vida da trupe fundada por João Paulo Seara Cardoso.
FICHA ARTÍSTICA
KITSUNE | Teatro de Marionetas do Porto
A partir de um conto de Júlio Vanzeler
Encenação e cenografia
Rui Queiroz de Matos e Júlio Vanzeler
Marionetas e ilustração
Júlio Vanzeler
Figurinos
Patrícia Valente
Música
Pedro Cardoso
Interpretação
Micaela Soares, Rui Queiroz de Matos e Vitor Gomes
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
