Doze dias intensos. O Juntos Pel’Arte recebeu 520 visitas à exposição, 390 participantes em ateliês e workshops e 461 em outras ações, de entre as quais se destacam as tertúlias, conferências e espetáculos.
E foi em clima de festa que decorreu a sessão de encerramento do Juntos Pel’Arte no dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para além da atuação de Filipe Pinto, vencedor do concurso televisivo Ídolos em 2010 e vencedor do prémio MTV Best Portuguese Act 2013, o dia 3 de dezembro ficou ainda marcado pelo Teatro com Cristina Briona e Sandra Veludo, pelos concertos da Orquestrinha CerciFeira, assim como espetáculos de dança da APPACDM Matosinhos e ginástica acrobática da FADEUP, iniciativas que contaram com a presença de cerca de 400 pessoas.
Mais um ano em que se cumpriu a tradição. O Juntos Pel’Arte esteve pela décima sexta vez em Matosinhos, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)/Centro Leonardo Coimbra, destinada a promover a aceitação da diversidade humana e a inclusão pela arte.
De 20 de novembro a 3 de dezembro estiveram expostas na Biblioteca Municipal Florbela Espanca mais de três centenas de obras de alunos e utentes de vinte instituições do concelho de Matosinhos, dando corpo a um grande festival de inclusão criativa em que a pluralidade de expressões e técnicas foi predominante: pintura, aguarela, desenho, escultura, cerâmica, deco-arte, entre outros.
Para além da exposição e venda de trabalhos artísticos, em que a receita reverteu para o financiamento das instituições participantes, a iniciativa incluiu igualmente conferências e espetáculos de dança, teatro, ginástica e música, com a atuação, por exemplo, do premiado O Bando das Cordas, um projeto musical da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.
O projeto teve ainda a particularidade de este ano, pela primeira vez, contar com a participação de 20 entidades: onze escolas básicas, seis escolas secundárias e três instituições de apoio à deficiência do concelho de Matosinhos.