De 20 de Novembro a 3 de Dezembro na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Mais de três centenas de obras de alunos e utentes de diversas instituições vão estar expostas na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, entre os dias 20 de Novembro e 3 de Dezembro, assinalando a 16ª edição da iniciativa Juntos Pel’Arte. Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)/Centro Leonardo Coimbra, destinada a promover a aceitação da diversidade humana.
Para além da mostra de trabalhos de pintura, desenho, escultura e cerâmica (uma parte dos quais estará à venda, revertendo para o financiamento das instituições participantes), a iniciativa conta com uma programação inclusiva que inclui conferências e espetáculos de dança, teatro, ginástica e música, encerrado com a atuação de Filipe Pinto, vencedor do concurso televisivo Ídolos, em 2010; vencedor do prémio MTV Best Portuguese Act 2013.
De salientar que o Juntos Pel’Arte agrega este ano, pela primeira vez, a participação de 20 entidades: onze escolas básicas, seis escolas secundárias e três instituições de apoio à deficiência do concelho de Matosinhos.
PROGRAMA
Inauguração a 20 de Novembro
14h30 / Abertura da exposição
15h00 / Eu e tu… sociedade //
Representação de cada indivíduo na sociedade atual, com o olhar sobre o que nos rodeia, no preconceito, no SER // Atuação do grupo de Dança terapêutica da APPACDM de Matosinhos.
15h15 / O bando das cordas //
Grupo Musical de Bandolins. Os benefícios da musicoterapia colhem reconhecimento por todo o mundo, mas, se ouvir música ajuda nas mais diversas terapias, compor ou tocar um instrumento pode ter os mesmos efeitos ou ainda melhores. Problema: nem todos têm acesso a instrumentos musicais. Diz a máxima: “o homem sonha e a obra nasce” e foi a pensar nas pessoas com maiores dificuldades que Júlio Santos, professor de música, criou um bandolim especial, só com uma corda, que pode ser tocado por qualquer pessoa. //Grupo constituído por jovens e colaboradores da APPDA Norte - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, APPACDM de Gaia e CerciGaia.
Exposição e Programação Complementar
Horário Exposição Juntos pela Arte
Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Horário: 9h30-19h00 segunda a sexta | 10h00-13h00 sábado.
Encerra domingo e feriados.
Exposição
Instituições Participantes:
APPACDM- Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
AAJUDE- Associação de Apoio À Juventude Deficiente.
ALADI- Associação Lavrense de Apoio ao Deficiente Intelectual
Escolas Secundárias
ES. Abel Salazar/ ES. Augusto Gomes / ES. Boa Nova / ES. João Gonçalves Zarco / ES Padrão da Légua/ ES. Senhora da Hora
Escolas EB 2º/3ª CEB
EB Barranha / EB Custóias/ EB Dr. José Domingos dos Santos/ EB Eng. Fernando Pinto Oliveira*/ EB Irmão Passos/ EB Leça do Balio/ EB Maria Manuela de Sá/ EB de Matosinhos/ EB de Perafita/ EB Prof. Óscar Lopes/ EB da Senhora da Hora
* Projeto desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Stª Cruz do Bispo.
Programação complementar
24, 25, 26 NOV
Ateliês
Sessões práticas com a orientação de Professores, Psicomotricista e utentes da APPACDM MTS
24 NOV 10h00 DECO ECO Decoração e Ecologia § Prof. Manuela Figueiredo
14h00 BORDADOS § Prof. Rosa Garrido
25 NOV 10h00 CESTARIA § Prof. Ana Silva
14h00 PAPEL § Prof. Paula Cruz
26 NOV 10h00 TAPEÇARIA § Prof. Rosa Rocha
*14h00 DANÇA INCLUSIVA § Psicomotricista Ana Sofia Vilar
Horário: 10h00-12h00 // 14h00-15h-30
Público: Alunos: Ensino pré-escolar e Básico 1º ciclo; público com necessidades educativas especiais.
N.º mínimo participantes:10/máx: 25p
Duração: 60’ a 90’
Local: Sala das Artes, BMFE
*Local: Auditório, BMFE
27, 28 NOV ; 1 DEZ
Workshops
27 NOV 10h00 Re(H)abilitar § Equipa Terapêutica da Appacdm de Matosinhos .
Conseguir ver o outro lado da moeda faz com que as pessoas redimensionem as situações e com isso passem a lidar com elas. Desde a análise do movimento até à expressão motora de um corpo em relação consigo e com o Outro, que permite o desenvolvimento da adequada intencionalidade e da capacidade adaptativa no resolver de novas ações que surgem no quotidiano, neste Workshop pretende-se “Viver a Deficiência” através das 3 intervenções terapêuticas: Fisioterapia, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional.
Assim, na APPACDM de Matosinhos previne-se a incapacidade e facilita-se a reabilitação do cliente procurando a obtenção do máximo de função e independência a todos os níveis através de um envolvimento significativo e gratificante para o cidadão portador de deficiência, promovendo uma melhor qualidade de vida.
14h00 Uma Viagem ao Mundo Encantado do Riso § Eveline Carvalho Cunha
A Fada do Riso irá levar a todos numa viagem lúdica ao encontro da alegria através de exercícios do riso e respiração, da música, dança e jogos.
Eveline C. Cunha Psicóloga-Coach; Formadora; Líder de Yoga do Riso .
28 NOV 10h00 A Arte da Ventriloquia § Ventríloquo Fernando Valdrez
A ventriloquia surge como arte de projetar a voz, de forma a que o som pareça vir doutra fonte falante. Demonstração desta forma de representar como estímulo à criatividade, pelo ventríloquo Fernando Valdrez e seus companheiros, Lucianito e Chico.
1 DEZ 14h00** Humor com Humor se paga § Cristiana Briona e Sandra Veludo
O Humor e a comédia serão deliberadamente as ferramentas que conduzirão o processo criativo desta sessão.
Cristina Briona: Atriz. Sandra Veludo: Lic. ESMAE, Mestre em Estudo de crianças pela UMinho, performer/bailarina, professora de Expressão Dramática e movimento.
Horário: 10h00-12h00 // 14h00-15h-30 **Horário de realização: 14h00-16h00.
Público: Alunos: Ensino pré-escolar e Básico 1,2º e 3ºº ciclo; público com necessidades educativas especiais.
N.º mínimo participantes:10/máx: 25p
Duração: 60’ a 90’
Local: Auditório, BMFE. INfo e inscrições: casadobosque@cm-matosinhos.pt
2 DEZ
Conferências Painel I – A arte , um espaço de inlcusão
10h30 – 11h15
[[A Expressão Artística ao Alcance de Todos ]] Orador: Artur Carvalho.
Engenheiro Civil, abandona a profissão para se dedicar à música e às artes performativas. Desenvolve projetos de arte comunitária e atividades com jovens em risco, cidadãos com necessidades especiais e seniores.
Desde 2010 que faz parte do Factor E, equipa criativa da Casa da Música onde colabora na criação dos Workshops, desenvolve trabalhos com as comunidades e colabora em produções de espetáculos.
11h30 – 12h15
[[TEATRO: criação coletiva, expressão de indivíduos]] Oradora: Rosário Costa.
Desde comecei a fazer teatro que o entendo como uma arte coletiva e quanto mais trabalho em teatro, mais entendo o coletivo como um lugar de revelação e expressão de indivíduos. Esse é para mim o ponto de partida para o trabalho com qualquer grupo e também para esta conversa sobre teatro.
Rosário Costa é licenciada em Estudos Teatrais com Pós-Graduação em Teatro e Comunidade. Membro da direção do Teatro do Frio, colaborou com companhias como a PELE, Teatro Arado e Teatro de Ferro. Trabalha como diretora artística, assistente de direção, formadora de teatro e atriz em múltiplos projetos com foco na criação, pesquisa e relação da arte com o seu público. Nesse âmbito desenvolveu também projetos em S. Tomé e Príncipe, Mali, Canadá, México e Palestina.
Painel II – Olhares sobre a diversidade
14h00– 14h45
[[Desporto Adaptado Sinónimo de Integração]] Mário Trindade. Apresentação do seu percurso, enquanto atleta paraolímpico. Jogador de Basquetebol em Cadeira de Rodas, atualmente Presidente da ANACR - Associação Nacional de Atletismo em Cadeira de Rodas.
15h00– 15h45
[[Projeto sem barreiras]] Orador: Colaborador da Câmara Municipal Matosinhos
16h00 – 16h45
[[Juntos pela Reabilitação]] Equipa Terapêutica da APPACDM de Matosinhos
A reabilitação na APPACDM de Matosinhos incide nas áreas terapêuticas: Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicomotricidade. Trata-se de uma equipa multidisciplinar que procura responder às necessidades dos nossos clientes. A satisfação dos nossos clientes é o resultado do envolvimento destas valências.
Ana Sofia Martins Vilar, Licenciada em Reabilitação Psicomotora e Pós-Graduação em Psicomotricidade, Psicomotricista na APPACDM de Matosinhos; Liliana Nunes, Licenciada em Reabilitação Psicomotora, Psicomotricista em Reabilitação Psicomotora; Filipa Soares, Licenciada em Fisioterapia, Fisioterapeuta na APPACDM de Matosinhos; Patrícia Pereira, Bacharelato em Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional na APPACDM de Matosinhos.
Público: Geral
Lotação: 50 lugares
Duração: 45’
Local: Auditório, BMFE.
INFO e INSCRIÇÕES Conferências: juntos.pela.arte.2014@gmail.com
3 Dez. Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Sessão de Encerramento da Juntos Pel’Arte
Auditório BMFE
10h00-12h00 / Tertúlia A arte de comer por Enfermeira Irene Madeira
Alimentarmo-nos diariamente não será uma arte, uma ciência ou um projeto elevado de realização humana, mas pode ser tortuoso, doloroso, frustrante ora compensador, amoroso e até uma missão quase impossível. APPACDM Matosinhos
Salão Nobre
14h30 / Orquestrinha CERCIFEIRA// direção Maestro Alexander Caric e Rocco Di Bernardo
A colaboração entre a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira e a Cerci Feira já cumpriu quatro anos, gerando um grupo musical com numerosas atuações em diferentes locais. O grupo costuma atuar como conjunto independente, mas também integrado na Orquestra Criativa na sua forma plena, um conjunto entre cem e cento e cinquenta pessoas de todas as idades e níveis sociais. O programa do concerto é composto exclusivamente por músicas originais do grupo. Começando por atmosferas suaves e sonhadoras o grupo chega até à pura energia do rock n’roll. O seu notável impacto musical garante uma experiência única para o público.
21h00 / “FLYER DESPORTUS”// Grupo académico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) que há 6 anos teve a ousadia de unir dois fenómenos e duas grandes paixões: a praxe e a ginástica/desporto.
21h30/ Rein(arte)// Representação da conquista do Reino das Artes//
Grupo de Dança terapêutica da APPACDM Matosinhos.
22h00/ Teatro RESTAURANTE RALAÇÕES// Comédia, música e dança// Cristina Briona e Sandra Veludo.
Discursos de encerramento da Juntos pel’Arte – 16ª edição
Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto
Presidente da Direção da APPACDM de Matosinhos, Olívia Assunção
/ FILIPE PINTO// Músico, vencedor do concurso televisivo Ídolos, em 2010; vencedor do prémio MTV Best Portuguese Act 2013.
![]()
