A 23ª edição do Juntos pel’Arte, evento com organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos (APPACDM), terminou no dia 3 de dezembro, dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com um programa comemorativo inclusivo.
"Uma tarde na Ribeira" de Mr. Milk, "E o deficiente sou eu?" declamação de poemas por Paulo Cepeda da APPACDM, Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, Coro do Orfeão da Madalena, Batucada Radical e a Banda da APPACDM Matosinhos foram as iniciativas, apresentadas no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho que marcaram o encerramento desta edição.
Em 2022, foram as instituições e estabelecimentos de ensino que aderiram ao Juntos pel’Arte, quer no que respeita à mostra de trabalhos patentes na exposição da galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, quer na realização de espetáculos.
Recorde-se que o Juntos Pel’Arte é uma iniciativa com larga tradição no concelho de Matosinhos que anualmente, tem consolidado a sua posição na divulgação da arte ao serviço de todos, um canal privilegiado para o apelo à igualdade e à defesa dos direitos das pessoas quaisquer que sejam as suas problemáticas ou condição. O evento apresentou, como habitualmente, uma forte componente lúdico-pedagógica com a realização de ateliês, espetáculos de música, dança, teatro inclusivo, novo circo, entre outras.
Ao longo de nove dias, o Juntos Pel’Arte recebeu 273 visitantes na exposição, 123 inscritos nos ateliês e workshops e 360 participantes em espetáculos, um total de 756 participantes.