Quem é Maria? A quem dirige o psiquiatra e professor Júlio Machado Vaz as 82 cartas que compõem “À Beira-Rio – Cartas a Maria”, o seu mais recente livro. São apenas duas das perguntas que poderão encontrar resposta durante a sessão de apresentação da obra que acontecerá no próximo dia 19, quinta-feira, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Publicado pela editora Relógio D’Água, “À Beira-Rio – Cartas a Maria” revela uma das facetas menos conhecidas do psicólogo que criou e apresentou um dos mais populares programas radiofónicos e televisivos dedicados ao sexo. Nascido a 16 de Outubro de 1949 na cidade do Porto, é também a partir da beira-Douro que Júlio Machado Vaz compõe os textos que integram o livro que sucede a “O Sexo dos Anjos”, “O Fio Invisível”, “Sábados, Domingos e outros Dias”, “Muros”, “Conversas no Papel” ou “Estes Difíceis Amores”.
“À Beira-Rio – Cartas a Maria” é, segundo a editora, a correspondência de um homem que tenta manter vivo um amor passado. O desenlace acontece em Barcelona, esbatendo-se aí as fronteiras entre o real e o imaginado. Neste contacto com os leitores de Matosinhos, Júlio Machado Vaz poderá explicar que Maria não é uma, mas antes várias mulheres – com uma mãe em pano de fundo.