Leça da Palmeira está a viver um fim-de-semana inesquecível.
![]()
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, juntou-se ao Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e ao presidente da União de Freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa, e percorreu a zona envolvente do Forte Nossa Senhora das Neves.
É neste histórico local que decorre a animação gerada pela recriação histórica dos “Piratas” e que faz as delícias de famílias e turistas. São os mais pequenos que vibram com a caça ao tesouro ou com os duelos de sabre e florete. Os adultos preferem o artesanato, a doçaria da época ou os licores das tabernas.
Hoje não perca o Julgamento dos Piratas que atacaram e saquearam o Baile de Máscaras. Pelo crime de tentativa de roubo, dois piratas são condenados à amputação dos polegares que ficarão pendurados no pelourinho. Pelo crime de disparo de armas de fogo e estocadas de lâminas contra Soldados do Rei, condenação às galés para um e enforcamento para outro.
Destaque também para o desembarque pirata e o rapto das freiras. Como retaliação pela captura e castigo dos dois piratas, desenrola-se um violento ataque no cais. Os piratas apoderam-se de um grupo de religiosas, aquartelam-se na maior fragata do porto e ameaçam esquartejar as freiras do Convento das Aguadeiras em Flor se não lhes forem devolvidos os seus homens...
Com este evento, além de divulgar o património histórico e cultural de Matosinhos, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende atrair o turismo e incentivar a economia local.
![]()
Consulte o programa:
Sábado, 28 de Junho
12h00 Abertura do Porto e início do comércio
13h00 Manjares frescos e acepipes doces com produtos próprios da época
15h00 Dramatização: As Sanzalas das lavras de ouro de Minas Gerais 16h00 Mestre-de-cerimónias recebe os presentes encomendados para a cerimónia de receção a D. João: Bailarinas vindas do Oriente demonstram a arte das danças das Arábias e das Índias. O encantador de serpentes indiano.
17h00 Julgamento dos Piratas que atacaram e saquearam o Baile de Máscaras.
17h30 Treinos de armas da Milícia do Reino
18h00 Ciganos, saltimbancos e artistas montam o circo na cidade
19h00 Músicas e Serenatas. Cantares e cantigas. Músicas de Portugal e das Áfricas. Danças na rua, populares e palacianas.
22h30 O desembarque pirata e o rapto das freiras
00H45 Arruada de Fogo e Encerramento
29 de Junho – domingo
12h00 Abertura do Porto e início do comércio
13h00 Manjares frescos e acepipes doces com produtos próprios da época
15h00 A entrada Régia. Cortejo Histórico para a receção a D. João V
16h00 A Cerimónia da Aclamação de D. João, rei de Portugal e dos Algarves, daquém e dalém Mar em África, Príncipe do Brasil, Duque de Bragança e Conde de Ourém. O beija-mão real.
16h30 Entoação do cântico Te Deum em honra da chegada de D. João, O Magnânimo e da arquiduquesa D. Maria Ana de Áustria
17h00 A fúria real do freirático D. João
17h30 Artistas das mais variadas artes animam o mercado 18h00 Merenda nas tabernas entre aventureiros, trapaceiros e piratas
18h30 Dramatização: Ataque de paralisia de D. João V e visita dos físicos à corte
20h00 Leilão de um lote de escravos da Guiné. Venda de escravos e seu assentamento no livro da Fazenda pelo Tabelião e cobrança das taxas e dízimas. Os tratos deste comércio e as contestações dos iluminados. 21h30 Dramatização: Auto-de-fé e condenação à morte do escritor judeu, António José da Silva (adaptação dramatúrgica da obra de Bernardo Santareno)
22h00 Encerramento
![]()
