Guilherme Pinto defende o trabalho em conjunto para lutar contra o terrorismo.
62 alunos do ensino secundário, entre os quais alunos das escolas Augusto Gomes e João Gonçalves Zarco, participaram esta manhã na quarta sessão da recriação do Parlamento Europeu.
Este evento pretende promover a cidadania ativa e aumentar o conhecimento dos alunos acerca da União Europeia, das suas instituições e dos assuntos atualmente em debate.
A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou, na abertura, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Guilherme Pinto deu as boas vindas a todos os participantes e falou sobre a Europa, os conflitos constantes entre os vários países, a união que surgiu no final da II Guerra Mundial, o atual problema dos refugiados e do terrorismo. “Devemos trabalhar em conjunto. Somos todos iguais. Não há outra forma de lutar contra o terrorismo”, disse.
Para recriar uma sessão do Parlamento Europeu, os alunos tiveram de simular todas a tarefas inerentes ao seu normal funcionamento, como a pesquisa, discussão e proposta de medidas.
Desde segunda-feira que os jovens foram distribuídos por oito comissões, sendo atribuída a cada uma um tópico atual e polémico, a partir do qual foi simulada a construção das moções de acordo com os procedimentos da União Europeia.
Os trabalhos foram acompanhados por uma equipa de oito jornalistas, que documentou as sessões, produzindo artigos, fotografias e vídeos.