Iniciativa partiu de ex- alunos da Escola Secundária João Gonçalves Zarco.
Laura Teixeira, Miguel Silva e Nuno Silva são três antigos alunos da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, e que agora frequentam o ensino superior, que decidiram recriar uma sessão do Parlamento Europeu e simular todas a tarefas inerentes ao seu normal funcionamento, como a pesquisa, discussão e proposta de medidas.
Este evento, que decorreu de 17 a 19 de março, pretendeu promover a cidadania ativa e aumentar o conhecimento dos alunos acerca da União Europeia, das suas instituições e dos assuntos atualmente em debate, entre outros objetivos.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, marcou presença na cerimónia de encerramento, destacando a importância do Parlamento Europeu dos Jovens e o seu contributo para a promoção da educação para a cidadania.
O edil defendeu que é preciso incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, possibilitando-lhes uma base comum de conhecimentos, atitudes e competências através de uma adequada educação para os direitos e responsabilidades, numa perspetiva de Educação para e na Cidadania Global.