
A Câmara Municipal de Matosinhos promoveu no dia 11 de Outubro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, um Encontro de jovens ensaístas que se propuseram reflectir sobre a poesia de jovens escritores portugueses como Daniel Faria, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Alexandre Nave, Daniel Jonas, Filipa Leal, Jorge Melícias, Jorge Reis-Sá, José Miguel Silva, José Rui Teixeira, Manuel de Freitas, Rui Lage, Ruy Ventura, entre muitos outros.
Este evento teve como propósito a divulgação de uma nova geração de poetas portugueses, talvez pouco conhecidos, mas que revelam já uma grande maturidade. A crítica foi feita pelas vozes de Andréia Azevedo Soares, Catarina Nunes de Almeida, Daniel Jonas, Helena Lopes, João Paulo Sousa, Joana Matos Frias, José Ricardo Nunes, Margarida Gil dos Reis, Mariana Leite, Marinela Freitas, Miguel Ramalhete Gomes e Raquel Ribeiro.
Pretendeu-se ainda com esta iniciativa dar maior relevo à ligação que a poesia tem com a Ciência e com outras manifestações artísticas, como o Cinema, o Teatro ou a Fotografia, promovendo e expondo desta forma a sua dimensão de linguagem universal, indissociável das diversas realidades que a rodeiam.
Este encontro literário teve a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e teve início às 15h00 com a sessão intitulada “Poética e Mostração”, cuja moderadora foi Helena Lopes. Desta sessão fizeram parte Marinela Freitas com «Sinónimos inter/ditos: Catarina Nunes de Almeida e o erotismo no feminino», Mariana Leite com «Poesia e ciência – Século XXI, odisseia no saber?» e João Paulo Sousa com «O poema em prosa na obra de Luís Quintais».
Hora e meia mais tarde, teve início a segunda sessão – “O Lugar da Poesia” – com moderação de Andréia Azevedo Soares e cujos convidados foram Catarina Nunes de Almeida que falou sobre «Imagens da cidade na novíssima poesia portuguesa», Miguel Ramalhete que debruçou-se sobre «Morar e Rememorar – o lugar em “A Cidade Líquida”, de Filipa Leal» e Raquel Ribeiro que falou sobre «“A noite a princípio é o homem sem casa”: vestígios da escrita e a aparição do divino na “noite escura” de Daniel Faria».
Às 18h00 teve início a terceira sessão, “Em Diálogo com outras Artes”, com moderação de Daniel Jonas. Para esta sessão foram convidados Margarida Gil dos Reis com «Uma fotografia para Manuel de Freitas», Helena Lopes com «Talvez as fotografias vagamente / desfocadas sejam as mais belas – Poesia e Cinema» e Joana Matos Frias com «Do corpo espacejado à cirurgia estética: o teatro anatómico da poesia».
À noite, pelas 21h30, teve lugar a última sessão – “Panorâmica da mais Jovem Poesia” – com moderação de Marinela Freitas. Nesta sessão participaram José Ricardo Nunes com «A vida e a escrita nalguma poesia portuguesa recente (sumário)», Andréia Azevedo Lopes com «Édipo às avessas: a poesia como lugar de (re)encontro com o pai» e Daniel Jonas com «A minha geração».