
As comemorações do Centenário da República que vêm sendo desenvolvidas pela Câmara Municipal de Matosinhos registam esta semana o seu programa mais intenso com a realização, no próximo fim-de-semana, de umas Jornadas de História alusivas ao tema, uma “caminhada-guiada” por locais da cidade relacionados com a República, inauguração de exposições, e o depósito no Arquivo Histórico Municipal de um fundo documental de um dos últimos primeiros-ministros da 1ª República, José Domingues dos Santos, natural deste concelho.
As Jornadas de História e Património Local “ Matosinhos e a Implantação da República” terão lugar durante o próximo sábado, dia 23 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e reunirão os contributos de perto de uma dezena de investigadores que sublinharão as relações de Matosinhos com o período da implantação da República.
A forma como aqui foram vividas datas como o 31 de Janeiro de 1891 ou o 5 de Outubro de 1910, as suas implicações na vida administrativa e mundana da vila, ou o papel de destacados republicanos matosinhenses, como Basílio Teles, Afonso Cordeiro, Abel Salazar ou José Domingues dos Santos, serão alguns dos temas das diversas comunicações que serão apresentadas nestas Jornadas.
Durante a manhã, e após a sessão de abertura, será inaugurada uma exposição, no átrio dos Paços do Concelho, com base na colecção de arte da Autarquia, na qual serão expostas obras do espólio municipal produzidas durante o período da 1ª República.
Uma outra exposição será inaugurada, no início dessa mesma tarde, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, coincidindo com um dos momentos altos destas comemorações: o da assinatura do protocolo que estará na base do depósito que um particular irá fazer, no Arquivo Histórico Municipal, de um importante conjunto documental inédito de José Domingues dos Santos (1885-1958). Recorde-se que esta personalidade, natural da freguesia matosinhense de Lavra, ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Ministros de um dos últimos governos da Primeira República Portuguesa (Novembro de 1924 a Fevereiro de 1925) e foi várias vezes ministros noutros governos, estando profundamente identificado com as correntes mais radicais do movimento republicano. Exilado em França a partir de 1927,manteve-se em permanentes actividades oposicionistas ao Estado Novo até 1950.
As Jornadas de História, dedicadas ao papel de Matosinhos na 1ª República, terminarão na manhã seguinte (domingo, 24 de Outubro), com uma “caminhada-guiada” que, com início às 10h00 junto aos Paços do Concelho, passará por vários locais da cidade relacionados com este período.
Ainda esta semana, e dentro do programa das comemorações em Matosinhos do Centenário da Implantação da República, terá lugar já amanhã (terça-feira, 19 de Outubro), pelas 15 horas, uma palestra sobre esta temática, pelo Gabinete de História da Câmara Municipal de Matosinhos, no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.
Na sexta-feira, 22 de Outubro, pelas 17 horas, terá lugar, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a inauguração de uma exposição, organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no âmbito do centenário do investigador Rocha Peixoto. As comemorações deste centenário, que decorreram em 2009 e que contaram com a colaboração da Autarquia de Matosinhos, incluem esta exposição que evoca, igualmente, o período político agitado vivenciado por este pioneiro da Antropologia e da Arqueologia portuguesa, que viveu longos anos e morreu em Matosinhos.
Programa das Jornadas de História e Património Local de Matosinhos:
Sábado, 23 de Outubro
Salão Nobre dos Paços do Concelho - Matosinhos
10h – Sessão de Abertura
10h30 – “Afonso Cordeiro. O médico e o republicano” – Rodrigues de Sousa
11h00 – Inauguração de exposição, no átrio dos Paços do Concelho, “Um olhar sobre a Colecção de Arte Municipal. Obras do período da 1ª República”
11h30 – “Matosinhos: 1850-1910” - António de J. Gomes
12h00 – Debate
14h30 – Inauguração, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, da exposição “Espólio documental de José Domingos dos Santos no Arquivo Histórico Municipal. Assinatura de protocolo de depósito da referida documentação entre a CMM e Manuel Maia;
15h00 - “José Domingos dos Santos” –
15h30 – “O papel de Matosinhos no 31 de Janeiro” – Joel Cleto
16h00 – “A vila de Matosinhos na transição da Monarquia para a República” – José Manuel Varela
16h30 – “Basílio Teles e outras figuras republicanas de Matosinhos” – Maria do Carmo Serén
17h00 – “A Casa de S. Roque e a tertúlia republicana da Farmácia Cunha. Uma abordagem patrimonial”-
17h30 – Debate
18h00 – Encerramento
Domingo, 24 de Outubro
10h00 - "Caminhada-guiada" por sítios e monumentos existentes na cidade relacionados com a 1ª República (Paços do Concelho, Jardim Basílio Teles, casa onde viveu e faleceu Basílio Teles, carruagem real na gare de passageiros do Porto de Leixões; laboratório de Augusto Nobre em Leça da Palmeira; Rua Conde Alto Mearim/edifício dos Paços do Concelho ao tempo da Implantação da República; retratos de personalidades republicanas no Museu da Misericórdia de Matosinhos)
