A 9.ª edição do LeV-Literatura em Viagem, que decorrerá entre os dias 8 e 11 de maio em Matosinhos, vai contar, na sessão abertura, com uma conferência do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, no salão nobre dos paços do concelho. O festival terá este ano mais um dia de programação, regressando também ao circuito da literatura internacional.
Após duas edições mais voltadas para os autores portugueses, o LeV 2015 contará com cerca de uma dezena de convidados estrangeiros, uma das maiores comitivas internacionais da história do festival, demonstrando a vitalidade de um dos mais antigos festivais literários portugueses (e pelo qual já passaram nomes como Enrique Vila-Matas, Olivier Rolin, Paul Theroux ou Mia Couto).
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Galeria Municipal de Matosinhos, inauguradas há exatamente dez anos por Jorge Sampaio, então Presidente da República, voltam a ser o palco da programação do festival, que incluirá debates, uma homenagem e exposições. O LeV 2015 levará ainda os autores a diversas instituições do concelho, entre outras surpresas a anunciar em breve.
De sublinhar que o LeV 2015 vai também, e pela primeira vez, ter uma extensão da sua programação em Lisboa.