Inaugurada no passado pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição “De Tempos a Tempos III” apresenta pinturas a óleo, estudos, desenhos e esculturas de Jorge Pinheiro, que representam os vários períodos da sua produção artística.
Jorge Pinheiro nasceu em 1931, em Coimbra. Tirou o Curso de Pintura na Escola de Belas Artes do Porto, entre 1955 e 1963, onde foi professor de 1963 a 1976. A partir desta data, tornou-se docente da Escola de Belas-Artes de Lisboa. No início da sua carreira, integrou o grupo "Os Quatro Vintes", juntamente com Ângelo de Sousa, Armando Alves e José Rodrigues. Iniciando a sua produção artística num campo de tendência expressionista e figurativa, Jorge Pinheiro tomou contacto com o abstracionismo geométrico após uma viagem pela Europa em 1966.
Em 1973, retomou a tendência figurativa com um conjunto de quadros de temática religiosa e mística, organizados em séries temáticas. Em 1979 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estagiando na École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.
A cerimónia de inauguração da sua exposição em Matosinhos, além da presença do artista e de Guilherme Pinto, contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Comissariada por Laura Castro A exposição pode ser visita na Galeria Municipal até 27 de Fevereiro de 2016, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 15h00 às 18h00. Aos domingos a Galeria Municipal encontra-se encerrada.