O cantor norte-americano visitou hoje a prisão de Santa Cruz do Bispo
Imagem RTP
A manhã de hoje, 16 de julho, ficou marcada pela visita de John Legend ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em que falou com vários reclusos sobre música, programas de desintoxicação, futebol e até assinou uma camisola do Futebol Clube do Porto, dizendo que conhecia Cristiano Ronaldo.
Nasceu em Springfield, Ohio, com o nome de batismo John Roger Stephens. Hoje, depois de 10 anos a brilhar a solo como John Legend, o norte-americano é uma estrela gigante num universo onde só fazem parte os melhores. Sete milhões de cópias vendidas em todo o mundo, 9 Grammys e outros galardões, tornaram Legend uma figura icónica. Ao longo da sua carreira tem trabalhado para fazer a diferença na vida dos outros e no ano de 2007, lançou Show Me Campaign (ShowMeCampaign.org), uma iniciativa que se concentra na educação como a chave para quebrar o ciclo de pobreza. John Legend tem sido reconhecido e premiado pelos seus esforços e liderança nesta área.
Na visita desta manhã a Matosinhos, o artista salientou que os EUA são o país do mundo com mais presos em relação à população e acrescentou "temos muito que aprender com países como Portugal que trabalham de forma mais inteligente", com "iniciativas mais justas" e "melhores programas para a reabilitação para toxicodependentes" para as pessoas serem bem-sucedidas na reinserção.
O cantor norte-americano, que criou este ano uma campanha nos EUA denominada Free America (América Livre), para acabar com o encarceramento em massa na América, referiu que ia tentar levar para o seu país de origem algumas das práticas levadas a cabo em Portugal no que diz respeito, por exemplo, a programas de reabilitação de toxicodependentes presos e sua reinserção na vida ativa.
A prisão de Santa Cruz do Bispo (parte masculina), que tem atualmente 525 presos e não oferece problemas de sobrelotação foi a primeira, fora dos EUA, que John Legend visitou e, segundo o músico, é "mais humana", "mais saudável" e "mais interessada em dar uma vida melhor" aos presos e em dar esperança e ferramentas para a reintegração social na altura da liberdade.
O Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo iniciou há cerca de um mês uma iniciativa única em Portugal, a "Casa de Transição" ou também denominada "Casa de Acolhimento de Santo André", um projeto destinado à reintegração social de pessoas inimputáveis, adiantou o diretor daquela prisão, Hernâni Vieira, confessando-se honrado por ter recebido uma "vedeta" como John Legend.