Conceição Pires lança livro sobre arqueólogo matosinhense e elege o amor pelo passado.
Conceição Pires, Técnica Superior da Câmara Municipal de Matosinhos e licenciada em Arqueologia pela Universidade do Porto, apresentou no passado dia 13 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o seu primeiro livro intitulado “Joaquim Neves dos Santos – o amor pelo passado”.
A cerimónia de lançamento do livro abriu com uma actuação de guitarra a solo por Sandro Norton, filho da autora, e foi presidida pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
Para além do autarca e da escritora, também discursaram o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, bem como o Professor Carlos Brochado de Almeida, autor do prefácio da obra, e o representante da Edium Editores. Em todos os discursos foi unânime a consideração e relevo que Joaquim Neves dos Santos merece por parte de Matosinhos e dos matosinhenses, tal como a audácia e capacidade da autora em concretizar este desejo.
Este livro representa para a autora uma dupla satisfação. Por um lado, fala da sua paixão pela Arqueologia e, por outro, pretende dignificar a vida e obra literária de uma das mais emblemáticas figuras da Cultura de Matosinhos – Joaquim Neves dos Santos, um homem que dedicou grande parte da sua vida a estudar o Castro de Guifões.