Concerto no dia 29 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com entrada livre
“As sete últimas palavras de Cristo na Cruz” é a obra do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809) que será interpretada pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, num concerto muito especial, agendado para o dia 29 de março, Sexta-feira Santa.
Foi uma obra encomendada pela Hermandad de La Santa Cueva de Cádis para ser executada na Semana Santa em 1787. Cada sonata é alternada com as setes frases pronunciadas por Jesus durante a crucificação, criando uma atmosfera de reflexão.
A obra original data de 1786, sendo que, no ano seguinte, foi adaptada, pelo próprio compositor, para quarteto de cordas - o Quarteto de Cordas op.51 Hob.III 50-56. Será essa a versão que será interpretada pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
O espetáculo terá a participação do ator João Reis, que fará a leitura das citações de Jesus complementadas com textos da autoria do escritor português José Saramago e do teólogo e filósofo espanhol Raimon Panikkar, que foram criados, em 2006, para a gravação da obra pela orquestra Le Concert des Nations, a convite do músico, compositor e maestro catalão Jordi Savall.
O concerto, integrado na programação da Temporada de Música Clássica 2024, irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho a partir das 18h00. A entrada é livre.