Lançamento de livro no âmbito do Dia Mundial de Criança
O Dia Mundial da Criança foi assinalado ontem, 1 de junho, em Matosinhos, com a apresentação, pelas 18 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho, do livro “João Abraço”, lançado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e ilustrado por crianças do segundo ciclo de escolas do concelho de Matosinhos.
O livro “João Abraço” conta uma história da escritora Sandra Gomes e foi ilustrada por alunos do 2.º ciclo do ensino básico de Matosinhos, a quem foi lançado este desafio. O repto culminou com uma série de ilustrações que estiveram em exposição no mercado de Matosinhos, e que foram posteriormente selecionadas para o livro.
Refira-se que o livro “João Abraço” surgiu da necessidade de dar a conhecer a missão e âmbito de intervenção da CPCJ e desmistificar o seu papel junto das crianças, dos jovens e das famílias.
O Presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, abriu a sessão agradecendo a presença dos pais e encarregados de educação que encheram o Salão Nobre para esta iniciativa que envolveu de forma tão generosa parte da comunidade educativa do concelho. “É tão bom estarmos aqui no Dia Mundial da Criança, com esta bela sala tão cheia, a lançar um livro onde as crianças são tema central e parte integrante do projeto”, referiu o autarca.
Para a Presidente da CPCJ, Rosinda Antunes, este livro é uma bela forma de explicar que a CPCJ existe para defender e “abraçar” as crianças. Recordou que, no concelho de Matosinhos, das 1500 crianças acompanhadas, apenas 17 estão institucionalizadas. “A CPCJ existe para ajudar e só intervém desta forma em casos extremos”, referiu. Para a autora do livro, Sandra Gomes, este foi um projeto com que se empenhou de formas particular pela temáticas e pela participação de “tantos pequenos artistas” de Matosinhos.
A sessão teve depois um momento musical levado a cabo pelos alunos do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, que interpretaram uma música alusiva ao tema do livro, a que se seguiu a entrega de prémios aos jovens ilustradores.
Coube ao Vereador da Educação da autarquia, António Correia Pinto, o encerramento desta ação que permitiu e despoletou acima de tudo uma reflexão em torno desta etapa do desenvolvimento, sobre o papel dos diferentes agentes educativos e sobre a relevância da CPCJ na proteção e acompanhamento das crianças.
Refira-se, por fim, que serão distribuídos livros do “João Abraço” pelas bibliotecas escolares do concelho.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
