Elementos da Orquestra Jazz de Matosinhos visitam 5 escolas secundárias do Concelho durante o mês de Novembro.
A iniciativa “Jazz vai à Escola”, promovida pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos, pretende criar novos hábitos musicais, apostando na vertente pedagógica, através de uma sessão tocada ao vivo por elementos da Orquestra Jazz de Matosinhos, que interpretam temas e explicam, de forma acessível, a história do Jazz e o papel de cada instrumento na composição desta melodia.
Dando continuidade a esta aposta, e alicerçando cada vez mais as bases que permitam o crescimento do Jazz, bem como a diversificação e atracção de novos públicos, a iniciativa “Jazz vai à Escola” passou já pelas escolas secundárias Abel Salazar, João Gonçalves Zarco e Boa Nova. No dia 8 de Novembro estão previstas acções nas escolas secundárias Augusto Gomes (10h00) e Padrão da Légua (15h00).
Matosinhos é já considerada no panorama nacional a “capital da música Jazz”. Este reconhecimento deve-se ao extenso historial que esta cidade desenvolveu ao longo do tempo na promoção e divulgação deste estilo musical. Acções como o “Festival de Jazz”. o “Jazz vai à Escola” são exemplos das iniciativas que se realizam anualmente neste concelho, e que têm vindo a mobilizar não só os “amantes do Jazz”, mas principalmente o público jovem.