Câmara Municipal de Matosinhos leva o jazz aos reclusos de Sta. Cruz do Bispo
Tendo em conta a vontade de alargar a dinâmica criada e levar ainda mais longe este género musical a Câmara de Matosinhos lançou mão de uma nova acção designada por "Jazz sem Barreiras". Este novo ciclo de jazz vai incidir nos Estabelecimentos Prisionais do concelho.
No âmbito desta iniciativa realizou-se hoje, 20 de Outubro, um concerto de Jazz pela Orquestra de Jazz de Matosinhos no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, onde esteve presente o Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, dr Guilherme Pinto. Com esta actividade pretende-se que os participantes - reclusos - tenham oportunidade de percorrer toda a história do jazz: desde o seu nascimento até aos dias de hoje. São explicados os temas, a evolução dos estilos, a sua instrumentação e composição, o enquadramento sócio-cultural e de época, seguindo-se a sua execução
O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos tem procurado desenvolver uma programação diversificada na área do jazz, permitindo que este estilo se torne acessível à população.
Deste programa fazem parte acções como o "Jazz para Todos", o "Jazz desce à cidade" o "Jazz vai à Escola", o "Jazz do Pai Natal".
É de assinalar a fortíssima componente interactiva habitualmente conseguida entre os músicos da Orquestra de Jazz de Matosinhos e o público que participa nas acções. Assim, e de uma forma simultânea, lúdica e didáctica, o jazz torna-se uma linguagem acessível, neste caso concreto para uma população que está privada de liberdade.