Oito concertos com a Orquestra de Jazz de Matosinhos encheram o palco do Nery de abril a julho
O último concerto do ciclo Jazz Composers Forum com a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) decorreu ontem, dia 21 de julho, no Cine-teatro Constantino Nery. Desta vez, dedicado ao compositor e diretor canadiano Darcy James Argue. No dia 17 de julho, a noite tinha sido dedicada a Frank Vaganée.
No âmbito do JAZZ COMPOSERS FORUM Today's European - American Big Band Writing, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) presenteou o público com um conjunto de oito concertos, quatro “rounds” musicais, juntando compositores europeus a compositores norte-americanos e traçando um retrato da mais interessante escrita para Big Band da actualidade.
Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do atual jazz português. Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes e constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a orquestra desenvolve hoje uma linha de orientação que privilegia, por um lado, a criação de um repertório próprio e, por outro lado, a organização de projetos específicos para os quais vem convidando solistas e maestros de relevo internacional.
A Orquestra de Jazz de Matosinhos deixa novidades para o futuro: “Nos próximos anos mais haverá. A intenção é prosseguir com consequentes edições do Jazz Composers Forum, com novos convidados, afirmando-se a OJM e a cidade de Matosinhos como porto seguro da nova música para big band”.
“Para além de apresentar o repertório mais significativo de cada um destes autores, em concertos monográficos com lugar no Cine-Teatro Constantino Nery em Matosinhos, a OJM vai mais longe e encomenda-lhes novas composições que interpreta em primeira mão. Estas oito composições serão mais tarde reunidas e editadas num CD que documenta as mais frescas sugestões musicais de uma elite de criadores, moldadas por esta vintena de músicos que há 15 anos se reúne semanalmente entre Matosinhos e o Porto.”
Depois dos oito concertos, o vasto público da OJM fica à espera que novos ciclos deste Jazz Composers Forum regressem ao palco do Cine-teatro Constantino Nery!