A Câmara Municipal de Matosinhos ganhou a Menção Honrosa na categoria de espaços públicos e espaços exteriores de equipamentos, atribuído dia 25 de Março no Centro de Congressos do Estoril, um evento inserido na UrbaVerde 2010.
A Câmara Municipal de Matosinhos ganhou a Menção Honrosa do Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2010, na categoria de espaços públicos e espaços exteriores de equipamentos, atribuído dia 25 de Março no Centro de Congressos do Estoril, um evento inserido na UrbaVerde 2010.
O projecto premiado foi o Jardim da Memória do Tanatório de Matosinhos, da autoria da arquitecta paisagista Margarida Fontes, que desenvolveu o seu trabalho em sintonia com o projecto de arquitectura do próprio Tanatório, da responsabilidade de Luisa Valente.
O principal objectivo que estive na origem deste projecto que culminou com o Jardim da Memória foi a obtenção de um espaço depurado e de desenho minimalista que contribuisse para enquadrar, valorizar e enriquecer a experiência sensorial da envolvente imediata aoTanatório.
Com uma dimensão de aproximadamente 4 mil metros quadrados, esta obra paisagista foi executada em Setembro de 2009, representando um investimento de 96 mil euros.
O Jardim da Memória encontra-se inserido no espaço do Tanatório, numa plataforma adjacente ao Cemitério Municipal de Sendim que tem uma zona de expansão onde se localiza o actual projecto.
Tal como explica a autora do projecto, a arquitecta paisagista Margarida Fontes, este foi, sem dúvida, um enorme desafio no qual houve a preocupação de haver uma nova abordagem sobre este tipo de espaços, permitindo dar um novo ênfase a uma nova imagem global da morte, através da criação de espaços amplos e depurados, descrevendo um cenário calmo e aprazível característico destes locais de culto.
O Jardim tem uma relação importante com o mar, com a linha do horizonte e com o céu, convergindo assim estas linhas para o eterno, permitindo-nos imaginar, reviver memórias, libertar dos tormentos da perda, e simultaneamente no silêncio e tranquilidade, possibilitar a cada um a sensação de comunhão com a memória de quem parte, de quem atingiu de alguma forma ou se eternizou, no paraíso, na vida, num novo ciclo, na Memória.
Este prémio atribuído à Câmara Municipal de Matosinhos foi inserido na 6ª edição da UrbaVerde – Feira do Mercado das Cidades, que decorre no Centro de Congressos do Estoril, de 25 a 27 de Março.