
Durante três dias, de 16 e 18 de Abril, o Jardim Basílio Teles, em frente aos Paços do Concelho, foi palco de mais uma edição da ExpoSaúde, um certame organizado pela Câmara Municipal que visa informar, divulgar e promover acções junto da população no âmbito da saúde.
Com cerca de 50 stands, quem visitou a ExpoSaúde teve a possibilidade de percorrer todo um circuito de saúde desde o aconselhamento de métodos anticoncepcionais, à informação pré-natal ou a rastreios no âmbito da saúde oral, saúde da visão, hipertensão, diabetes, podologia, entre muitos outros. Para isso, este certame contou com a participação de 30 instituições, entre as quais a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, a Associação para o Planeamento da Família, o Instituto CUF, a CESPU ou o Hospital Privado da Boa Nova.
Além dos rastreios e das sessões de divulgação e esclarecimento, houve ainda aconselhamento na área da psicologia e nutrição, bem como sessões de meditação e de técnicas de massagem. Paralelamente, todo o recinto da feira foi animado com momentos de teatro, dança e música.
Oficialmente inaugurada pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e com a presença da vereadora da Promoção Social e Saúde, Dra. Luisa Salgueiro, e do vereador da Cultura, Fernando Rocha, a ExpoSaúde insere-se no Plano Municipal de Saúde do Concelho, o primeiro projecto do género a ser implementado em todo o país. Este plano, promovido pela autarquia matosinhense em parceria com diversas instituições, contempla um conjunto de acções que pretendem potenciar os recursos locais disponíveis e promover a criação de novas respostas aos problemas de saúde do concelho.
Também no âmbito da ExpoSaúde, está a decorrer o Encontro Inter-Escolas, uma iniciativa promovida pelas Equipas de Saúde Escolar da Unidade Local de Saúde de Matosinhos junto dos estabelecimentos de ensino do concelho.
Este conjunto de conversas em torno da saúde começou ontem, segunda-feira, dia 20 de Abril, e prolonga-se até quinta-feira, dia 23, decorrendo no edifício dos Paços do Concelho, visando demonstrar os trabalhos que as crianças e jovens das 28 escolas participantes desenvolvem ao longo do ano no âmbito da promoção dos hábitos devida saudáveis.
Este Encontro Inter-Escolas inclui peças de teatro, música, debates e workshops em temáticas tão diversas como a gravidez na adolescência, obesidade, bulyng, entre outras.
O encerramento desta iniciativa em torno da saúde, que atraiu ao edifício dos Paços do Concelho centenas de jovens, vai decorrer no dia 23 de Abril, às 21h00 no Salão Nobre.

