O dia 11 de Março marcou o regresso de mais uma peça de teatro ao Constantino Nery. “Janis e a Tartaruga”, obra inspirada na cantora dos anos 60, Janis Joplin, estará em cena até ao dia 29 de Março.
O Constantino Nery reabriu em Novembro e tem vindo a presentear os munícipes e demais interessados nas questões da Cultura com uma programação diversificada e atenta às necessidades dos cidadãos.
Assim, de 11 a 29 de Março, estará patente no Cine-Teatro a peça “Janis e a Tartaruga”, com encenação de Luisa Pinto, textos de Pedro Pinto e Filipe Pinto, Direcção Musical e canção original de Carlos Tê, arranjos musicais de Miguel Ferreira e interpretação de Filomena Cautela.
Janis é uma jovem à boleia pelas estradas de um país em mudança. A força interior que a acompanha nesta viagem é apenas um reflexo de uma geração que incorporou a mudança social como o maior dos desejos colectivos.
Janis é a voz de uma juventude que procurou encontrar-se a si própria através do excesso e que procurou na diferença um manifesto para a auto-afirmação. O espaço-tempo desta peça encontra frente-a-frente as drogas e a libertação sexual, a música rebelde e os sentimentos anti-guerra, a luta anti-racista e o alcance de uma existência mais verdadeira.
Muitos verão em Janis a figura lendária de Janis Joplin. Outros sentirão que aquela que caminha é apenas uma entre muitos jovens que decidiram fazer frente a uma América que colocou tartarugas lentas no caminho.
“Janis e a Tartaruga” não é uma biografia. É apenas, de alguma forma, uma visita à geração dos sessenta.
Ficção, monólogo, uma rapariga, uma tartaruga... e outra que aparece no lugar de cada um de nós.
«Janis e a Tartaruga»
11 a 29 de Março 2009
Quarta a sábado - 21h30
Domingo - 16h00
M/ 16