Oito mil seniores do concelho participam, este ano, na Quinzena Sénior que começou dia 21 de Setembro, e se prolonga até ao dia 2 de Outubro. Esta iniciativa da Câmara Municipal é composta por um vasto programa de actividades, entre passeios, viagens de barco no rio Douro, tardes de fados, palestras e sessões de ginástica.
Oito mil seniores do concelho participam, este ano, na Quinzena Sénior que começou ontem, dia 21 de Setembro, e se prolonga até ao dia 2 de Outubro. Esta iniciativa da Câmara Municipal é composta por um vasto programa de actividades, entre passeios, viagens de barco no rio Douro, tardes de fados, palestras e sessões de ginástica, e tem como principal objectivo proporcionar momentos de animação e bem-estar à população sénior do concelho.
A Quinzena Sénior 2009 teve início na Marginal de Leça da Palmeira, com uma mega-aula de ginástica que envolveu cerca de 600 idosos de diversas instituições. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e a Vereadora responsável pelo Pelouro da Promoção Social e Saúde, Dra. Luisa Salgueiro, fizeram questão de marcar presença no arranque daquela que é uma das iniciativas que mais dinamiza a população sénior matosinhense.
Refira-se que a Câmara de Matosinhos tem vindo a apoiar as instituições locais no sentido do alargamento do seu campo de actividades e da implementação de novas acções, visando inverter e quebrar a tendência para a perda da auto-estima e do isolamento dos idosos.
A política social da autarquia para a Terceira Idade tem assentado em dois grandes vectores: melhorar a capacidade de resposta e fomentar a diversificação das actividades. Assim, por um lado, a Câmara Municipal tem contribuído para o alargamento e melhoria da rede de respostas sociais, através de centros de convívio, centros de dia, serviços de apoio domiciliário e lares para pessoas idosas. Por outro lado, e sistematicamente desde 1994, tem procurado fomentar um conjunto diversificado de actividades destinadas a quebrar a rotina dos idosos ao mesmo tempo que promovem o bem-estar físico e psicológico: visitas e os passeios; as aulas de música, de ginástica e de danças de salão; as colónias balneares; a Semana da Primavera; as festas de Natal; as janeiras no Salão Nobre dos Paços do Concelho; os bailes de Carnaval, e a Quinzena Sénior que assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado no dia 1 de Outubro.