16º edição do Juntos pela Arte decorre até ao dia 3 de dezembro
“Na imaginação e na criatividade não há barreiras. Somos todos iguais”. A frase do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, proferida durante a sessão de abertura da 16ª edição da iniciativa Juntos Pel’Arte, é talvez a melhor síntese do espírito que preside a esta organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)/Centro Leonardo Coimbra, destinada a promover a aceitação da diversidade humana e a inclusão pela arte.
Até ao próximo dia 3 de Dezembro estarão expostas na Biblioteca Municipal Florbela Espanca mais de três centenas de obras de alunos e utentes de vinte instituições do concelho de Matosinhos, dando corpo a um grande festival de inclusão criativa. Para além da exposição e venda de trabalhos artísticos (as receita reverte para o financiamento das instituições participantes), a iniciativa inclui igualmente conferências e espetáculos de dança, teatro, ginástica e música (durante a inauguração atuou, por exemplo, o premiado O Bando das Cordas, um projeto musical da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo). “Este é agora um evento mais rico, a verdadeira festa da inclusão que o país devia viver mais vezes”, declarou, na cerimónia de abertura, a presidente do centro de Matosinhos APPACDM, Olívia Assunção.
“É com imensa alegria que registamos este ano a participação de todas as escolas básicas e secundárias do concelho, o que demonstra que a sensibilidade para a questão da inclusão pelo processo criativo começa a ser maior”, notou ainda o vereador Fernando Rocha. O Juntos Pel’Arte encerrará este ano com a atuação de Filipe Pinto, vencedor do concurso televisivo Ídolos em 2010 e vencedor do prémio MTV Best Portuguese Act 2013.