
No sábado, dia 10 de Maio, realizou-se o IX Capítulo da Confraria Gastronómica do Mar. Um evento inserido no programa das Festas do Senhor de Matosinhos e que pretende assinalar a passagem de mais um aniversário daquela que é agora uma das associações do concelho que mais promove a gastronomia matosinhense aqui e além fronteiras.
Recorde-se que a Confraria Gastronómica do Mar, filiada na Federação Nacional das Confrarias de Gastronomia Portuguesa, tem desenvolvido uma actividade intensa dirigida à preservação, promoção e divulgação da gastronomia do mar (peixe, mariscos e conservas), mais concretamente, dos frutos frescos do mar de Matosinhos.
Assim, depois de uma cerimónia religiosa que se realizou na Igreja do Senhor de Matosinhos, realizou-se um desfile de Confrarias desde o Adro da Igreja até aos Paços do Concelho, local onde se realizou a entronização de novos membros, destacando-se desta vez dois elementos do executivo da Câmara, Dra. Luísa Salgueiro e o Prof. Correia Pinto, respectivamente, vereadores da Acção Social e da Educação.
Ao todo, adeririam à Confraria Gastronómica do Mar 25 novos confrades e 10 mestres honorários, tendo também sido celebrado um protocolo de geminação com a Confraria do Arroz e do Mãe, da Figueira da Foz.
A Confraria Gastronómica do Mar já tem 170 Confrades e tem tido as mais diversas presenças no nosso País e no estrangeiro, sobretudo em Espanha, França e Itália. Neste IX Capítulo, estiveram presentes representações de diversas confrarias gastronómicas e báquicas, nacionais e estrangeiras que ajudaram a colorir esta festa que tanto contribui para a divulgação e protecção dos produtos e sabores da nossa terra.
A título de exemplo, marcaram presença membros das seguintes confrarias: Panela ao Lume, Fogaça da Feira, Gastrónomos de Almeirim, da Pedra, Confraria Saint Romain en Bordelais et Pays Libournais, Confraria de La Buena Mesa de La Mar de Salinas, entre outras.
Os novos elementos tiveram de fazer um juramento no sentido de protegerem e divulgarem a gastronomia matosinhense, em especial, o peixe e o marisco.
Foi num Salão Nobre repleto que se realizou uma das mais peculiares cerimónias ligadas à gastronomia matosinhense, destacando-se a presença, na mesa, do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, bem como do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Recorde-se que a Confraria Gastronómica do Mar é agora presidida pelo Dr. João Monteiro e tem vindo a ter, desde 1999, com a presidência do Dr. Eurico Basto e do Superintendente Paulo Machado da Silva, agora Director Nacional-Adjunto da PSP, uma intensa actividade na divulgação da gastronomia matosinhense.
O traje típico da Confraria Gastronómica do Mar é uma capa até aos joelhos, verde com capuz e fechada com um alamar, possuindo um debrum da mesma cor mas mais escuro. Sobre ela acha-se colocada uma estola em rede de pesca presa nas costas e a pender sobre os ombros. A insígnia é de cor verde, com fio dourado, donde pende uma medalha com o logótipo da Confraria que é formado pelo tridente e pelo peixe.
Depois de uma manhã repleta de grande actividade, seguiu-se um almoço subordinado ao tema do mar na Casa de San-Thiago, em Custóias.