06.07.11
Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, Rui Anahory e José Emídio, comissário geral do Simpósio, são os artistas convidados desta quarta edição do Simpósio de Pintura/Escultura de Matosinhos. Durante seis dias, vão transformar material escolhido no Centro de Recolha de Resíduos da autarquia em obras de arte.
Mais uma vez, a Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a Cooperativa Árvore organiza, o Simpósio de Pintura/Escultura de Matosinhos, a decorrer na Galeria Municipal, até ao dia 12 de Julho de 2011. A inauguração decorreu hoje, quarta-feira, dia 6 de Julho, pelas 10 horas e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
E do lixo, vai nascer arte. Cadeiras velhas, peças de bicicletas, as molas de um pequeno colchão, sinais de trânsito, tubagem metálica diversa, mesas sem tampo, entre outras, são muitos e diversos os materiais que os quatro artistas, num desafio ímpar à criatividade, vão transformar em peças de arte tridimensionais.
Fica aqui o convite para uma experiência ímpar: logo que possível, visite a Galeria Municipal de Matosinhos e veja o material espalhado um pouco por cada recanto deste magnífico espaço de exposição. Acompanhe um pouco o trabalho dos quatro artistas. Volte mais tarde para observar o resultado final e deixe-se surpreender pela emotividade e pela originalidade que, com certeza, vai encontrar em cada obra finalizada.
Mais do que uma exposição, o Simpósio de Pintura/Escultura de Matosinhos é um convite à fruição da arte “em construção”, com a possibilidade de assistir in loco ao trabalho diário de quatro dos mais conceituados artistas contemporâneos portugueses. Reafirma-se, assim, o enriquecimento deste tipo de iniciativas culturais, já que se cria, através das visitas do público em geral e das escolas, ao local dos trabalhos, relações de interacção que despertam a população para valores culturais e artísticos fundamentais na construção de sociedades saudáveis.
A novidade do simpósio deste ano é o nascimento de obras de arte resultantes da fusão entre as linguagens, pintura e escultura, tendo como mote de inspiração “O Mar: Uma Poética dos Seres Marinhos”.
A escolha desta nova versão tem como objectivo principal fazer interagir estas duas formas de arte, resultando daí e também por isso, um conjunto de peças tridimensionais, em que as duas expressões se conjugam, bem como as próprias personalidades artísticas dos autores.
Aos quatro artistas convidados, Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, Rui Anahory e José Emídio, foi lançado o desafio de, com diferentes tecnologias e materiais, conceber os seus trabalhos, de carácter interior ou exterior, procurando, baseados em estruturas marinhas, animais ou vegetais, construir formas que nos envolvam numa poética relacionada com o mar e a sua riqueza formal e poética.
Os materiais a adotar nos trabalhos, para além de tintas e materiais afins, foram recolhidos no Centro de Recolha de Resíduos da Câmara Municipal de Matosinhos, potenciando a mensagem de recuperação e reutilização dos resíduos, sobretudo porque vivemos, cada vez mais, um período em que todos os sinais que envolvam uma atitude de preservação do meio ambiente, são de grande importância.
A Galeria Municipal de Matosinhos ( Av. Afonso Henriques) abre as suas portas, entre os dias 6 a 12 de Julho, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Conteúdo atualizado em6 de julho de 2011às 15:22
