Promovidas pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, as Olimpíadas da Saúde são uma iniciativa das equipas de saúde escolar, que já vai na sua quarta edição, e que conta com o forte apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Promover o interesse dos alunos pelas diversas temáticas da saúde, a sua participação em actividades realizadas no ambiente externo à comunidade escolar, o intercâmbio de ideias e interesses, a interacção professor/aluno em ambientes não lectivos, e sensibilizar estes jovens para a adopção de estilos de vida saudáveis são os principais objectivos deste projecto.
Dirigida aos alunos do 9º ano das escolas do Concelho de Matosinhos, as Olimpíadas da Saúde foram coordenadas pelos professores da Equipa de Educação para a Saúde da Escola Secundária do Padrão da Légua, Agrupamento Vertical de Custóias, Agrupamento Vertical de escolas da Senhora da Hora e da Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora.
As Olimpíadas da Saúde dividiram-se em duas fases, uma fase eliminatória que incluiu uma prova escrita com questões na área da saúde, e uma final que decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, hoje, dia 3 de Junho.
Na fase final estiveram os 10 concorrentes com as melhores classificações nas várias actividades e no concurso “Quem quer ser saudável?”, acompanhados pelas respectivas claques.
As temáticas abordadas foram a saúde individual e comunitária, alimentação e actividade física, consumo de substâncias psicoactivas, sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis. Regras alimentares, colocação do preservativo, suporte básico de vida foram algumas das actividades em que cerca de 80 alunos participaram.
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Sport associaram-se a este projecto e fizeram-se representar pelo Vice-presidente da Autarquia, responsável pelo pelouro da Saúde, e Presidente do Conselho de Administração da Matosinhos Sport, Dr. Nuno Oliveira.
“Estas Olimpíadas da Saúde só fazem sentido se houver um percurso ao longo do ano lectivo. Aqui têm a oportunidade de demonstrar os conhecimentos que adquiriram. O objectivo é estimulá-los para que apliquem estes conhecimentos ao longo da vida”, explicou o Dr. Nuno Oliveira.
Todos os participantes receberam peças de fruta. Os três melhores alunos foram distinguidos com um troféu.