O Turismo de Jogo no Destino Porto e Norte em destaque num seminário que está a decorrer esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A quarta edição das Jornadas de Turismo, uma iniciativa da Epromat- Escola Edmundo Ferreira com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, reúne especialistas dos setores do turismo e do jogo que, perante uma plateia de alunos do curso profissional de turismo, debatem questões como os atrativos, os eventos, os públicos e o impacto que a liberalização do jogo iria gerar no turismo do Porto e Norte de Portugal.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, de Fernando Sá Pereira, Diretor Geral da Epromat, e de Cristina Bastos, Diretora Pedagógica da Epromat. Presente esteve também o Vereador da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, que moderou o painel dedicado ao turismo, jogo e paisagem.
Na sessão de abertura, Guilherme Pinto deu as boas vindas a todos os presentes e salientou que “o turismo é umas das atividades com maior futuro”. O autarca recordou que a aposta no turismo faz parte, há já 11 anos, da estratégia para Matosinhos. “Não é um porto que faz o turismo. Não é um aeroporto que faz o turismo. Não é um terminal de cruzeiros que faz o turismo. A nossa estratégia é tornar Matosinhos sedutor”, esclareceu. Além das praias e da gastronomia, a autarquia apostou na requalificação urbana, nas recriações históricas e em eventos como o Senhor de Matosinhos, e em que equipamentos que possam atrair público como a Casa da Arquitectura, a Casa do Design, o Museu da Diáspora, o Museu da Aviação, entre outros.