Presidente da Câmara defende a melhoria da qualidade dos serviços públicos de forma a restaurar a confiança dos cidadãos na administração pública.
O Dr. Guilherme Pinto falava hoje, dia 4 de novembro, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), em S. Mamede de Infesta, na Sessão Plenária de Abertura do 30th Plenary Meeting of ISO / TC 176. De 1 a 9 de novembro, representantes de várias entidades e organizações internacionais debatem a área da Qualidade, numa iniciativa do Instituto Português da Qualidade.
Em torno da temática “Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade”, será analisado o resultado do trabalho da ISO / TC 176 relativo à revisão da ISO 9000 e ISO 9001, prevista para 2015, com base na experiência de 26 anos depois da publicação da primeira edição de normas da série ISO 9000.
O Dr. Guilherme Pinto realçou a melhoria verificada nos serviços da Autarquia, com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a norma NP EN ISO 9001-2000.
Estas melhorias valeram já vários prémios à Câmara Municipal de Matosinhos, entre os quais o Prémio Boas Práticas no Setor Público.
O edil lançou ainda um desafio aos participantes do encontro internacional: “Os cidadãos olham para os políticos com desconfiança e pensam que o Estado ou os serviços públicos não são capazes. E, às vezes, isto não é verdade. Vocês são especialistas nesta matéria e sabem que não é verdade. Como podemos melhorar a relação de confiança entre os cidadãos e os serviços públicos? Vocês estão na posição de quem sabe o que é preciso fazer”.
A Sessão de Abertura contou ainda com a presença do presidente da União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e da Senhora da Hora, António Moutinho Mendes.