Nos últimos dias do inverno, em Matosinhos só fica em casa quem quer.
O programa para o fim-de-semana que se aproxima é intenso, variado e de grande qualidade: inclui a inauguração de uma exposição da pintura Fernando Lanhas produzida pelo Museu de Serralves, teatro para os mais pequenos e um concerto que a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música oferece aos matosinhenses, arrancando já esta noite com a atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos na igreja do Senhor de Matosinhos.
O concerto, marcado para as 21h30 e com entrada gratuita, integra o programa Música em Matosinhos e a digressão que o Quarteto de Cordas de Matosinhos está a efetuar pelas igrejas paroquiais do concelho, no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016. A atuação será integralmente dedicada à peça “As Sete Últimas Palavras da Cruz” (Quarteto de Cordas Op.51), justamente considerada uma das mais notáveis e espirituais criações de Joseph Haydn.
Já a decorrer no salão nobre dos paços do concelho está a conferência “Olhares sobre a violência em contexto familiar”, na primeira iniciativa de uma nova série das Conferências de Matosinhos. A sessão de encerramento, amanhã, pelas 17 horas, contará com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Maria Marcelino.
Amanhã, 18 de março, inaugura na Biblioteca Municipal de São Mamede Infesta “A Exposição Mais Pequena do Mundo”, na qual as ilustrações de Natalina Cóias e Paulo Galindo serão apresentadas à altura dos olhos dos mais pequenos. Esta atividade integrada no Plano Municipal de Leitura de Matosinhos inclui ainda, pelas 14h30, uma oficina de ilustração a cargo de Paulo Galindro.
A pensar também naqueles que têm até cinco anos de idade, o Cine-Teatro Constantino Nery apresenta no domingo, 20 de março, o espetáculo “Descobridores”, do Teatro de Marionetas de Mandrágora. Em duas sessões, às 11 e às 15 horas, a peça levará os mais pequenos pelos vários mundos que a gesta marítima portuguesa juntou ao mundo até então conhecido.
Antes disso, já no sábado, é inaugurada da Galeria Municipal, pelas 18 horas, a exposição “Fernando Lanhas, Fragmentos”, que promete ser um dos pontos altos da programação cultural de Matosinhos deste ano. Composta por obras da coleção de arte contemporânea da Fundação de Serralves, a retrospetiva dará a conhecer a obra daquele que foi um dos pioneiros do abstracionismo geométrico, falecido em 2012.
Duas horas antes, no salão nobre dos paços do concelho, é apresentado o livro “Ordes d’abiar e andar”, resultado de uma recolha etnográfica junto da comunidade piscatória matosinhense, promovida pelo Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos.
No domingo, pelas 18 horas, acontece outros dos pontos altos do fim-de-semana, com o concerto que a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música oferece aos matosinhenses. Sob a direção do maestro Martin André, a orquestra interpretará na Sala Suggia da Casa da Música obras de Sergei Rachmaninof (“Concerto para piano e orquestra nº 1”) e de Modest Mussorgski/Maurice Ravel (“Quadros de uma exposição”).
![]()
