Seminário promove um conjunto de debates e workshops no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Especialistas das áreas da psicologia, educação, saúde e ação social estão hoje reunidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho para debater as oportunidades e desafios ao nível da intervenção psicossocial.
Ao longo do dia, o seminário abordará temas como o estigma da doença psicológica, as estratégias de promoção de bem-estar psicológico e os desafios da saúde mental na adolescência. Da parte da tarde haverá ainda workshops dedicados à prevenção da depressão na adolescência, coaching na educação, dinamização de grupos de inteligência emocional, construção da resiliência no âmbito do coaching escolar, entre outros assuntos.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos sublinhou que “vivemos numa sociedade que é muito melhor do que alguma vez foi”. “Nunca a Humanidade viveu tão bem no que respeita a necessidades básicas. E, porém, parte da nossa comunidade nunca se sentiu tão mal. Porquê? Porque vivemos numa sociedade decetiva. As nossas expetativas estão cada vez mais altas e quando não são atingidas, vivemos numa deceção. Temos de ter a capacidade para ultrapassar isso, porque a frustração conduz muitas vezes a caminhos como o álcool, as drogas ou o radicalismo. Vocês têm a capacidade de intervir no meio social para tentar alterar estes comportamentos e ajudar os jovens a criarem objetivos de vida”, disse Guilherme Pinto à plateia.
A sessão de abertura contou ainda com a participação de Eduardo Carqueja, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e com a presença da Vereadora da Juventude e Ação Social, Lurdes Queirós.