12.10.11
Iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental decorre no Centro de Desportos e Congressos.
A utilização de animais constitui uma preciosa ajuda para um cidadão portador de uma deficiência ultrapassar as limitações que sofre no quotidiano. Há muito que os invisuais contam em Portugal com o apoio de cães orientados. Contudo, há animais que são treinados pela Ânimas- Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social- para ajudar indivíduos surdos e com incapacidade motora.No âmbito das comemorações do Dia Mundial da saúde Mental, que este ano se assinala em Matosinhos, o Centro de Congressos e Desportos acolheu hoje, dia 12 de Outubro, um workshop sobre esta temática, orientado pela Dr.ª Liliana Sousa.
Os cães de serviço conseguem abrir portas, recolher objectos do chão ou de locais inacessíveis, acender luzes ou despir certas peças de vestuário. Já os cães para surdos alertam para o toque de uma campainha, para o choro de um recém-nascido ou para o alarme de incêndio.
Estes cães são treinados por instrutores especializados entre 10 e 12 meses sendo, mais tarde, submetidos a um período de ligação ao seu futuro dono, de acordo com os seus problemas, completando a formação aproximadamente ao fim de um ano. Os cães são cedidos gratuitamente pela Ânimas e têm coletes, apólice de seguro de responsabilidade civil, certificado de treino do cão credenciado, boletim de vacinas e de análises ao sangue.
A Ânimas é uma IPSS sem fins lucrativos, de âmbito nacional. Constituída por técnicos de saúde, psicólogos, médicos, médicos veterinários, instrutores de cães de assistência e professores universitários que, em regime de voluntariado, a Ânimas trabalha no sentido de proporcionar aos indivíduos com deficiência um recurso habilitador que aumenta o seu nível de independência e auto-estima.
Além do treino de cães, a Ânimas desenvolve programas de Actividades Assistidas por Animais, programas de Terapia Assistida por Animais e acções de formação no âmbito da utilização de Cães de Assistência.
As Actividades Assistidas por Animais são acções lúdicas, normalmente realizadas em contexto institucional, com o fim de proporcionar momentos de bem-estar a indivíduos de qualquer idade com ou sem patologia. Trata-se de uma intervenção que pode ocorrer em vários ambientes, dirigida por voluntários com formação que produzirá benefícios a nível motivacional, educacional, recreativo e que não exige a medição e o registo dos resultados.
A Terapia Assistida por Animais consiste numa intervenção com um objectivo específico que integra o animal como elemento do processo de tratamento. É dirigida por profissionais de saúde e destina-se a promover uma melhoria no funcionamento físico, social, emocional, cognitivo. O processo é documentado e avaliado de forma contínua.
Conteúdo atualizado em12 de outubro de 2011às 15:04
