A ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos está a organizar, de 28 de Julho a 4 de Agosto um intercâmbio internacional com jovens, entre os 16 e os 22 anos.
A ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos está a organizar, de 28 de Julho a 4 de Agosto um intercâmbio internacional com jovens, entre os 16 e os 22 anos.
Os jovens, oriundos de quatro países diferentes- Portugal, Letónia, Espanha e França- estão alojados nas instalações do Stella Maris, que apoia esta iniciativa de forma solidária.
Hoje, dia 29 de Julho, os jovens foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vice-presidente da Autarquia e Vereador do pelouro da Acção Social, Dr. Nuno Oliveira.
Este projecto surgiu da necessidade identificada junto dos jovens com quem a ADEIMA intervém nos conjuntos habitacionais de S. Gens e Custóias, de realizar actividades com um maior grau de desafio, pondo em prática, em contexto internacional, as competências trabalhadas durante o projecto GIGAS através de programas de desenvolvimento de competências pessoas, sociais e pré-profissionais.
Através desta actividade de carácter não formal, os jovens são conduzidos a vivenciar experiências e desafios que os tornarão mais aptos às exigências de hoje em dia, abrirão as suas mentalidades face a outras culturas e tradições, e serão um momento único de descoberta de si próprios, melhorando competências como a auto-estima e o auto-controlo.
Utilizando os variados recursos naturais ao dispor em Matosinhos (como a praia de Matosinhos, Quinta de Santiago, Quinta da Conceição), o desporto ou práticas artísticas em contexto outdoor (como o graffitti, a percussão e a fotografia) são as actividades que pretendem explorar tópicos como a tolerância entre diferentes países, a consciência intercultural, a cidadania europeia e especialmente a participação activa juvenil na Europa.
Os resultados serão apresentados à comunidade em forma de performance a realizar no dia 3 de Agosto, em Matosinhos, onde serão divulgadas as obras de graffitti realizadas pelos jovens. Neste dia também será dinamizado um “bloco de percussão” com os jovens do intercâmbio, resultado do trabalho desenvolvido nos dias anteriores. As fotografias, produto resultante da Competição de Fotografia que decorre durante o intercâmbio, será também objecto de apresentação pública no dia 3 de Agosto, que pretende juntar jovens de vários projectos de intervenção social e valorizar as suas aprendizagens e progressos.