Câmara assina protocolos de apoio na área da solidariedade social.
Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, Associação de Surdos de Apoio a Surdos de Matosinhos, Stella Maris de Leixões, Núcleo de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa, Lions Clube da Senhora da Hora, Centro Social Paroquial do Padrão da Légua, Centro Social de Leça do Balio, Associação Mais- Matosinhos Apoia a Inserção Social, Conferência de S. Vicente de Paulo, APF- Associação para o Planeamento da Família, são as instituições de solidariedade social contempladas pelo apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
O Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto assinou hoje, dia 5 de Março, um conjunto de protocolos no valor de um milhão de euros. A verba será aplicada em respostas sociais na área da infância, terceira idade, deficiência, apoio alimentar, apoio a situações de emergência, promoção da saúde, serviços de proximidade no apoio à comunidade, entre outras valências.
A Câmara Municipal comparticipa ainda com quase 800 mil euros a obra de construção do lar para pessoas idosas do Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Perafita, obra integrada no Programa Operacional de Potencial Humano, com um custo total de € 2.333.611,00. A primeira tranche foi entregue hoje.
“Este apoio vai permitir às instituições reforçar a sua capacidade de intervenção nas áreas em que se movimentam. Em tempos difíceis como aquele em que vivemos, as instituições são a tábua de salvação para muitas pessoas que estão a sofrer com o desemprego”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
Consciente das dificuldades, o edil sublinhou, no entanto, que “Matosinhos tem razão para ter esperança”. “A Câmara não tem o condão de criar empregos, mas sim de atrair investimento para o Concelho. É isso que estamos a fazer. Neste momento, temos cerca de 2 mil milhões de euros de investimento a acontecer no Concelho, o que é notável”, referiu.
Presentes na assinatura do protocolo estiveram ainda o Vice-presidente e Vereador da Ação Social, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, prof. António Correia Pinto, e a administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia.