Alargamento do prazo da participação na recriação histórica até 29 de junho
“Os Piratas” estão já a preparar-se para invadir Leça da Palmeira. De 6 a 8 de julho, o tumulto dos piratas regressa a Leça da Palmeira na zona envolvente do Forte Nossa Senhora das Neves.
Esta é mais uma recriação histórica que faz, desde 2012, parte do cartaz cultural de Matosinhos. Se pretende entrar nesta aventura que nos faz regressar alguns séculos atrás, ao universo dos piratas e às pilhagens às embarcações carregadas de ouro, ainda está a tempo. As inscrições para a recriação histórica foram alargadas de 22 de junho para 29 de junho.
Podem participar no certame, artesãos e mercadores individuais, em representação de Municípios, Associações de Artesãos ou Freguesias, bem assim como as pessoas coletivas que se comprometam a apresentar artesanato ou produtos genuínos enquadrados no período compreendido entre séc. XVI a XVIII em especial as que recriem as vivências do séc. XVII e XVIII.
Com o objetivo principal de dar a conhecer o seu património histórico de uma forma acessível e divertida, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu apostar em grandes eventos que envolvessem a população e mantivessem viva a identidade do Concelho.
O sucesso das recriações históricas ultrapassou as fronteiras de Matosinhos e atrai, todos os anos, milhares de pessoas não só da região como da vizinha Galiza. “Os Piratas” constituem, por isso, uma forte atração turística e dinamizadora da economia local.
Recorde-se que Matosinhos tem uma importância histórica nas “aventuras” portuguesas na descoberta do mundo. Quando, na época dos descobrimentos e das seguintes trocas comerciais com os territórios conquistados, os ataques entre impérios eram frequentes, a coroa portuguesa “contratou” piratas para pilharem as embarcações inimigas. A costa de Leça e Matosinhos, principalmente o Forte de Nossa Senhora das Neves, era um dos principais pontos estratégicos dos corsários.
A recriação do universo dos piratas faz as delícias principalmente dos mais pequenos. As diversas ações focadas nas personagens piratas, o movimentado mercado, a música, dança, baile de máscaras, lutas e julgamento dos piratas, leilão de escravos, caça do tesouro, etc. são o mote perfeito para a recriação do ambiente de um porto de mar, da agitação dos embarques e desembarques dos navios.
Duelos de sabre e florete, caça ao tesouro, treino de armas, tabernas, saltimbancos, espetáculos de malabares, circo de comediantes, baile de gala, zaragata entre piratas, e visitas são mais alguns dos atrativos habitualmente presentes.
Confira aqui as regras de participação e ficha de inscrição em http://www.cm-matosinhos.pt/pages/1318 e ajude-nos a fazer desta aventura de pirataria mais um evento de sucesso.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
