Estima-se que sejam criados cerca de 60 postos de trabalho.
Ao longo dos próximos quatro meses, o piso superior da ala norte do Mercado Municipal de Matosinhos estará em obras de adaptação para acolher uma incubadora de empresas.
Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD- Escola Superior de Arte e Design, no âmbito do Espaço Quadra.
Para o Presidente da Autarquia, que assinalou, dia 30 de julho, o início das obras, “o mercado como estava era insustentável”. “Estávamos com dificuldades em conseguir ocupar, reordenar este espaço, pois não sabíamos como iriam reagir os comerciantes. A comunidade está farta de investir dinheiro em projetos que não foram testados. Por isso, apostamos numa estratégia sustentável. Como? Agrupando os espaços de comércio mais tradicionais, tornando-os mais densos e abrindo novos negócios”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
Empresas e projetos de todas as áreas do design podem, entre 1 e 10 de setembro próximo, apresentar as suas propostas de negócio. Os selecionados serão conhecidos a 20 de setembro e avaliados por um júri. Estima-se que sejam criados cerca de 60 postos de trabalho.
A designer de moda Maria Gambina, os Arquitetos Anónimos e o ateliê de design de comunicação Drop são já algumas das presenças confirmadas neste projeto.
Além da incubadora de empresas, o Espaço Quadra terá uma área de co-working e uma startup de futuras empresas.
Segundo José Bártolo, responsável da ESAD, “esta incubadora estará em diálogo permanente com o mercado para que se torne um espaço âncora em Matosinhos à semelhança do Cine teatro Constantino-Nery, da Galeria do Espaço Quadra e do Terminal de Cruzeiros”.
O financiamento das obras, num valor superior a 400 mil euros, será assegurado por capitais próprios da Autarquia, já que, segundo o autarca, “o QREN ainda não anunciou se vai ou não comparticipar” este projeto. “Decidimos avançar por teimosia. O design é uma das peças chave do futuro de Matosinhos”, acrescentou.
Presentes na visita ao Mercado Municipal estiveram ainda o Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz.