
O Presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), Eng. Matos Fernandes, adiantou que o Terminal Multiusos é um dos três grandes investimentos do Porto de Leixões, a par da Plataforma Logística e Terminal de Cruzeiros.
Com um valor de investimento de 19,5 milhões de euros, o novo Terminal Multiusos, situado no Molhe Sul, é a maior obra de construção de novos cais acostáveis no Porto de Leixões desde a década de 80 (em que se concluiu a frente cais do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões).
O Terminal Multiusos visa a melhoria das condições de movimentação do tráfego Ro-Ro e será dedicado aos serviços de Transporte Marítimo de Curta Distância e às Auto-estradas do Mar.
Este investimento foi desenvolvido através de duas obras principais.
A primeira obra compreendeu as seguintes construções:
- Cais de Avanço do Molhe Sul com 310 m de comprimento e fundos de serviço a -8.50 m (ZHL);
- Rampa Ro-Ro com 26 m de largura e fundos de serviço a -8.50 m (ZHL);
- Novo Cais perpendicular ao Molhe Sul com 155 m de comprimento e fundos de serviço a -8.50 m (ZHL)
- Novo Cais com cerca de 50 m de comprimento e fundos de serviço a -5.00 m (ZHL);
- Rampa de Varadouro.
A segunda obra consistiu na Ampliação, em cerca de 5 ha, de Terrapleno no Terminal Multiusos, que funcionará como área de apoio.
O Presidente da Câmara de Matosinhos lembrou que o Porto de Leixões “vai funcionando como nosso porto de abrigo”, salientando o seu contributo para “o crescimento da economia da região, mas também de Matosinhos”. “Sentimos que há uma atitude de interligação com a comunidade”, disse.
Para o Dr. Guilherme Pinto, “Matosinhos é um pólo dinamizador que pretende dinamizar a Área Metropolitana do Porto”. Aproveitando a presença do Ministro das Obras Públicas em Matosinhos, o Dr. Guilherme Pinto lembrou a António Mendonça a necessidade do alargamento da A28 e da ligação de alta velocidade Porto-Vigo.
O Ministro das Obras Públicas referiu que “os portos são uma aposta do Governo” e que “um porto eficiente é fundamental para o desenvolvimento das exportações”. António Mendonça destacou os 245 milhões de euros de investimento em curso no Porto de Leixões: “É importante falar de investimento num contexto em que se fala de crise económica. As crises terão que ser momentos de oportunidade. Não nos deixamos vencer pelas dificuldades. Temos que pensar para além da crise”.
Na cerimónia de inauguração do Terminal Multiusos marcaram ainda presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.
Dia do Porto de Leixões
A inauguração do Terminal Multiusos integrou as comemorações do Dia do Porto de Leixões, uma data celebrada com actividades de animação para toda a família.
Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Leixões abriu as suas portas e disponibilizou a toda a população visitas guiadas ao porto em autocarros turísticos, visitas a embarcações e equipamentos marítimos.
Durante todo o dia, o Molhe Sul transformou-se num vasto espaço de animação com diversões infanto-juvenil com insufláveis, malabaristas de rua, animação musical por DJ’s e actuações de banda marcial e tuna académica.
Da parte de manhã, houve um desfile de automóveis clássicos desde a Estação de Passageiros, em Leça da Palmeira, até ao Molhe Sul, em Matosinhos, onde estiveram em exposição.
O Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira, acolheu uma exposição intitulada “A Pesca no Porto de Leixões” e a exibição de um filme sobre o Porto de Leixões.
Da parte da tarde, além de uma homenagem a todos os trabalhadores e aposentados do Porto de Leixões, foi entregue o Prémio “Aprender para depois Liderar” aos dois melhores Alunos do Ensino Secundário do Concelho de Matosinhos do ano lectivo 2009/2010.

