A espera de 26 anos pelo novo acesso à Escola da Portela, em Santa Cruz do Bispo, terminou esta segunda-feira, dia 13 de Setembro. A comunidade escolar aguardava um acesso condigno e seguro para os alunos, pais e professores.
A espera de 26 anos pelo novo acesso à Escola da Portela, em Santa Cruz do Bispo, terminou esta segunda-feira, dia 13 de Setembro.
Desde que aquele estabelecimento de ensino havia sido construído, há 26 anos, que a comunidade escolar aguardava um acesso condigno e seguro para os alunos, pais e professores.
O desejo foi finalmente concretizado a tempo do arranque do novo ano lectivo pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM).
O novo arruamento, destinado à circulação de ligeiros, liga a Avenida Fernando Távora e a Rua Gonçalves Zarco à Escola da Portela, numa extensão de 80 metros. O novo troço faz parte do acesso ao Pólo 1 da Plataforma Logística de Leixões, apenas para pesados, que terá 250 metros de extensão e um custo previsto de 3,2 milhões de euros.
O Presidente da CMM, Dr. Guilherme Pinto, e o Presidente da APDL, Eng. Matos Fernandes, visitaram esta manhã não só o novo arruamento como a Escola da Portela.
“Esta é uma obra decisiva. Já deveria ter sido feita há muito tempo. Como sabíamos que iria ser construída a Plataforma Logística, falamos com a APDL. Foi fácil o entendimento. Com este gesto, a APDL mostra que sabe estar no seio da comunidade matosinhense”, afirmou o Dr. Guilherme Pinto.
45 alunos frequentam o ensino pré-escolar, enquanto 90 crianças estão no 1º ciclo do Ensino Básico. A Escola da Portela apresenta alguns problemas que não deixaram indiferente o Presidente da Autarquia. O Dr. Guilherme Pinto anunciou que a Escola da Portela irá ser “completamente reformulada”, integrando “a revolução que está a ser feita ao nível do parque escolar”.
Presentes na visita estiveram também o Vice-presidente da CMM, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª. Joana Felício, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e a presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo, Dr.ª Lurdes Queirós.