Investimento de 165 milhões de euros para tornar Leixões numa plataforma de valor acrescentado a nível ibérico.
Depois do Terminal de Cruzeiros, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) inaugurou hoje os pólos 1 e 2 da nova Plataforma Logística do Porto de Leixões.
Dos 165 milhões de euros de investimento total previsto, foram já concretizados 85 milhões de euros.
Este projeto pretende otimizar as excelentes condições para a atração e fixação de pólos logísticos e de distribuição no Porto de Leixões, tornando-o numa plataforma de valor acrescentado a nível ibérico.
“O nosso objetivo é tornar o Porto de Leixões numa opção competitiva para os sistemas logísticos e de transportes de mercadorias, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento económico e social do país”, afirmou Emílio Brogueira Dias, presidente da APDL.
O pólo 1 de Gonçalves, com localização privilegiada para atividades de armazenagem e (de consolidação de cargas, conta com 15 lotes, 50% dos quais já comercializados, estando 4 já contratualizados: o lote 15 (9500m2) com a Warelog; o lote 5 (4600 m2) com Kartel; o lote 3 (7000m2) com a FP Leixões e um outro com a Zaldesa – Plataforma Logística de Salamanca.
O pólo 2 de Guifões/Gatões , plataforma de excelência para tráfegos portuários e atividades logísticas, tem já 21500m2 contratualizados com a Luís Simões, que vai ocupar 2 dos 14 lotes disponíveis, assim como com a Espaçotrans, que ocupará um lote de 18000m2.
Este pólo receberá também o futuro Terminal Ferroviário Intermodal, projeto ainda em estruturação da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (antiga REFER).
O Presidente da Câmara de Matosinhos congratulou-se com o facto de 50% dos espaços da Plataforma Logística de Leixões estarem já concessionados. “Quando queremos, conseguimos concretizar. Este é um exemplo disso. Matosinhos é a capital do norte da logística”, disse Guilherme Pinto.
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, foi o representante do governo na cerimónia inaugural da nova Plataforma Logística. O governante considerou que este “investimento é um exemplo do que podemos fazer para ter competitividade no setor dos transportes e no setor da logística”. “As infraestruturas têm que estar ao serviço da economia”, alertou Sérgio Silva Monteiro.
Presentes na cerimónia estiveram ainda a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, a Vereadora do Urbanismo, Joana Felício, e o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues.