01.09.11
Equipamento permitiu a duplicação de vagas, num investimento de 250 mil euros.
O mês de Setembro representa o regresso às aulas. O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, antecipou o início do ano lectivo e presenteou a Associação Mamedense de Apoio Social com o dobro das vagas na valência de creche.
A inauguração decorreu hoje, dia 1 de Setembro, na presença do Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, da Administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, do Director Distrital da Segurança Social, Dr. Luís Cunha, e do Presidente da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta.
A instituição ocupa, desde 2004, instalações cedidas pela Autarquia em S. Mamede de Infesta, onde disponibiliza as valências de creche (35 crianças) e ensino pré-escolar (70). Contudo, de ano para ano, o número de pedidos de inscrição era muito superior à capacidade de acolhimento. Assim sendo, a Câmara Municipal de Matosinhos desenvolveu o projecto para a ampliação das instalações, permitindo a duplicação do acolhimento na valência de creche de 35 para 68 vagas.
As obras tiveram um prazo de execução de cerca de dez meses e representaram um investimento de 250 mil euros. Todavia, o Dr. Guilherme Pinto fez questão de sublinhar que este é apenas o primeiro de muitos equipamentos que foram executados neste mandato e que finalmente estão agora ao serviço dos cidadãos: “Estamos a mostrar o trabalho feito. Com esta creche, e o conjunto de inaugurações que vamos fazer a partir deste momento, estamos a dar resposta a 100% às necessidades do Concelho. Todas as pessoas, que procuram o serviço público para terem resposta para os seus filhos, estão, neste momento, satisfeitas. É certo que não cobre o universo de 100% das crianças, mas cobre 100% das necessidades do Concelho de Matosinhos. Eu admito que, entre este momento em que estamos a inaugurar esta creche e o momento em que acabarmos de concluir uma reformulação que vai abranger mais de 1300 crianças, vamos conseguir dar resposta à totalidade das necessidades do Concelho de Matosinhos, tal como me tinha comprometido. Quero aqui relevar tudo aquilo que foi o esforço financeiro e a orientação política que levou a que estes investimentos se materializassem, porque foi de facto a aposta que foi feita no domínio da educação que permitiu que Matosinhos pudesse apresentar hoje estes resultados”.
Para o edil, “não há futuro sem a qualificação das pessoas”. “Temos dado tudo o que temos para que essa qualificação se faça em boas condições. Nós apoiamos também o funcionamento da água, da luz, os transportes escolares, os livros de todo o universo escolar de Matosinhos”, esclareceu o Dr. Guilherme Pinto.
Também o Vereador da Educação sublinhou o facto de a entrada em funcionamento desta nova creche ter contribuído para a criação de sete novos postos de trabalho directos e dois indirectos.

Conteúdo atualizado em1 de setembro de 2011às 15:34
