14.06.12
Cerca de 1500 alunos usufruem de condições únicas na EB de Leça da Palmeira.
“Cumprimos um objetivo. O objetivo de saber o que é necessário na vida da nossa comunidade. Estamos a fazer a diferença não só nos edifícios escolares, mas na Escola a tempo inteiro e no reforço do ensino profissional. Por isso, é criminoso tardar os investimentos”, disse hoje, dia 14 de Junho, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, na inauguração da Escola Básica de Leça da Palmeira.
O projeto, da autoria do arquiteto Telmo Castro (o mesmo que assinou a EB de Matosinhos), envolve um investimento superior a 8 milhões de euros. Com um prazo de execução de dois anos e meio, a EB de Leça da Palmeira é atualmente a maior escola do país.
Cerca de 1500 alunos, do ensino pré-escolar ao secundário, beneficiam agora de 71 salas de aula, biblioteca, auditório, pavilhão desportivo, refeitório, recinto desportivo exterior, recreio, sala de convívio, Unidade de Ensino Especializado, entre muitas outras valências.
Para trás ficou a antiga EB 2,3 de Leça da Palmeira, edifício construído em 1976 e que apresentava sinais avançados de degradação como infiltrações e inundações, como recordou Jorge Sequeira, diretor do Agrupamento de Escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo.
O presidente da Junta de Freguesia confessou ser “um motivo de orgulho ter a maior escola do país em Leça da Palmeira”. Pedro Sousa propôs ainda ao Executivo Municipal a atribuição do nome de Fernando Pinto de Oliveira, ilustre Presidente da Câmara de Matosinhos durante o período do Estado Novo.
A aposta “numa revolução na educação”, segundo as palavras do Dr. Guilherme Pinto, tornou “a escola sedutora” para alunos, professores e auxiliares.
O balanço do programa de requalificação/ ampliação do parque escolar, nas palavras do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, é, como tal, altamente positivo. Entre Setembro de 2005 e Setembro de 2013, 43 edifícios escolares, de todos os graus de ensino, estarão totalmente remodelados.
O investimento total, entre Autarquia e Administração Central, atinge os quase 120 milhões de euros e abrange 18 mil alunos, o que corresponde a 90% da população escolar do Concelho.
Também o Diretor Regional Adjunto da DREN (Direção Regional de educação do Norte), Aristides Sousa, considerou que “este investimento é instrumental”, pois “estamos a traçar o projeto de vida dos alunos, das suas famílias e do país que somos”.
Presentes na cerimónia de inauguração da EB de Leça da Palmeira estiveram o Vice-presidente da Autarquia. Dr. Nuno Oliveira, os Vereadores da Cultura, Fernando Rocha, do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, a deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro, o presidente da Confederação Nacional de Pais, Albino Almeida, e os presidentes de junta de freguesia de Santa Cruz do Bispo, Senhora da Hora, Lavra e S. Mamede de Infesta.
Conteúdo atualizado em14 de junho de 2012às 16:11
