07.11.11
No início do próximo ano será a vez de EB de Leça da Palmeira entrar em funcionamento.
No dia em que assinalou os seis anos de mandato, no passado dia 5 de Novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos inaugurou aquela que é considerada a maior escola do País, pelo menos até entrar em funcionamento a EB de Leça da Palmeira.
A EB de Matosinhos custou quase 10 milhões de euros e serve 1.450 alunos, 180 professores e 56 profissionais não docentes.
Ao todo, este novo Centro Escolar, cujo projecto é da autoria do arquitecto Telmo Castro, concentra num mesmo espaço crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
O novo edifício dispõe de 4 salas para a educação pré-escolar, 20 salas para o 1.º ciclo, 44 salas para os 2.º e 3.º ciclos e 1 unidade de ensino especializado (multideficiência). A escola apresenta ainda várias instalações de apoio às actividades educativas, designadamente, um excelente auditório, um refeitório para os alunos do 2.º e 3.º ciclos e outro para as crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo, sala polivalente, pavilhão desportivo, biblioteca e bufete de alunos e professores.
Ao longo do presente ano lectivo, funcionará com 45 turmas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, 16 turmas do 1.º ciclo e 4 salas do pré-escolar.
Este novo equipamento escolar substitui a EB2,3 de Matosinhos, cujas instalações se encontravam claramente obsoletas, bem como, encerrar a EB do Bairro dos Pescadores, que dispunha apenas de uma sala do pré-escolar e duas do 1.º ciclo. Por outro lado, possibilitou a eliminação dos regimes duplos na EB Florbela Espanca e na EB do Godinho, a anulação da sobrelotação destas duas escolas, reduzindo-se para metade o seu número de alunos e a eliminação das salas pré-fabricadas instaladas na EB Florbela Espanca, na EB do Godinho e na EB Augusto Gomes.
“Estamos perante um marco para o engrandecimento da nossa comunidade. Temos finalmente um espaço de referência e de qualidade para o desenvolvimento da aprendizagem e formação. Mais do que ter uma escola grande, temos a vontade de fazer dela uma grande escola. Queremos formar cidadãos que nos permitam ter um futuro melhor”, afirmou Elisabete Ferreira, Directora do Agrupamento de Escolas de Matosinhos.
O reforço na oferta da educação pré-escolar conseguido através da abertura da EB de Matosinhos, permitiu reduzir significativamente o número de crianças em lista de espera para os jardins-de-infância, na freguesia de Matosinhos, restringindo-se apenas a crianças de 3 anos.
O Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, fez o balanço do programa de requalificação do parque escolar do Concelho, entre 2005 e 2013.
Relativamente à EB de Matosinhos, o Vereador destacou “um novo conceito de escola”, que permitiu resolver três problemas: “Substituímos um edifício degradado, eliminamos 34 turmas que funcionavam em regime duplo e duplicamos a oferta do pré-escolar”.
Para o Director Regional da Educação Norte, “a aposta no futuro é a que se fará na educação, na qualidade dos equipamentos e no processo educativo”. “A Câmara de Matosinhos vai para além das suas competências, mas sempre em prol dos seus munícipes”, reconheceu o Dr. João Grancho.
Também o Presidente da Autarquia considera que se está “a criar condições para que a nossa comunidade vá mais longe, seja melhor, seja mais competitiva”. “Esta escola era um sonho perseguíamos há muitos anos. Está aí ao serviço de todos”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
A Câmara Municipal de Matosinhos entregou os prémios de mérito escolar aos melhores alunos do Concelho: Pedro Alexandre e Sara Vales, da Escola Secundária Augusto Gomes, Maria João Fonseca e Mafalda Cântara, da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, João Pedro Santos e Hugo Ribeiro, da Escola Secundária da Boa Nova, João Costa e Elisabete Pereira, da Escola Secundária Abel Salazar, Hugo Mendes e Rosa Malheiro, da Escola Secundária do Padrão da Légua, Luís Fernandes e José Tiago Neves, da Escola Secundária da Senhora da Hora. A cerimónia contou ainda com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, do Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, da deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro, do presidente da Confederação Nacional de Pais, Albino Almeida, da administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia, da administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, do presidente da Assembleia Municipal, Dr. Guilherme Vilaverde, dos presidentes de junta de freguesia de Matosinhos, Leça da Palmeira, Lavra, Perafita, Senhora da Hora, Guifões, Custóias, S. Mamede de Infesta, entre outros convidados.
Conteúdo atualizado em7 de novembro de 2011às 16:58

