28.09.12
Escultura na rotunda junto ao Tribunal de Matosinhos assinala a concretização do Programa de Requalificação/Ampliação do Parque Escolar de Matosinhos nos mandatos 2005/2009 e 2009/2013.
A escultura, da autoria do arquiteto Telmo Castro, foi oferecida à comunidade pelo próprio e pelas empresas responsáveis pela construção dos equipamentos escolares.
A estrutura contém os nomes das 26 escolas, dos responsáveis pelo projeto e pela construção.
São elas: EB da Viscondessa (Santa Cruz do Bispo), JI Farrapas (Perafita), JI Monte da Mina (Leça do Balio), EB Cabanelas (Lavra), EB Padre Manuel Castro (S. Mamede de Infesta), EB Santiago (Custóias), JI Elvira Valente (Custóias), Escola de Música Óscar da Silva (Matosinhos), Escola de Segunda Oportunidade (S. Mamede de Infesta), EB 4 Caminhos (Senhora da Hora), EB Corpo Santo (Leça da Palmeira), EB Araújo (Leça do Balio), EB Quinta do Vieira (Custóias), EB Perafita, EB Matosinhos, EB Ribeiras (Perafita), EB Padrão da Légua (Leça do Balio), JI Angeiras (Lavra), Creche de S. Mamede de Infesta, EB Quinta de S. Gens (Senhora da Hora), EB Leça da Palmeira, EB Lomba (Guifões), EB Praia (Leça da Palmeira), EB Santiago (JI, Custóias), Creche Santiago (Custóias), Creche de Leça da Palmeira.
“Esta peça é um símbolo da nossa determinação. Apesar destes tempos difíceis, não queremos deixar passar o momento em que revolucionamos por completo a educação em Matosinhos. Às vezes, não valorizamos o que fazemos. Esta peça simboliza o esforço de todos”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, hoje, dia 28 de Setembro, na cerimónia de inauguração do monumento.
Presentes estiveram ainda os vereadores da Educação, Prof. António Correia Pinto, do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, da administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, presidentes de junta, entre outros convidados.
O Programa de Requalificação/Ampliação do Parque Escolar de Matosinhos, nos mandatos 2005/2009 e 2009/2013, envolveu 26 edifícios escolares (novos ou totalmente requalificados e ampliados), cerca de 340 novas salas de aula e 45 milhões de euros de investimento, beneficiando cerca de 7000 alunos, mais de 50% do total de alunos do ensino básico do concelho.
“Neste monumento só faltam cinco placas. Duas são relativas às EB Passos Manuel, em Guifões, e Igreja Velha, em S. Mamede de Infesta, que aguardam luz verde do QREN. As outras três são as escolas secundárias João Gonçalves Zarco, Augusto Gomes e Padrão da Légua”, acrescentou o Dr. Guilherme Pinto.
O edil realçou, por fim, que “este símbolo de orgulho também se aplica a outras áreas”. “Na educação, está praticamente tudo feito. Agora já não há desculpas. Esta obra é um estímulo aos cidadãos. Se conseguimos isto, vamos conseguir o resto”, concluiu.
Conteúdo atualizado em28 de setembro de 2012às 13:46
