O Dia Mundial da Criança também foi assinalado desta forma em S. Mamede de Infesta
O edifício da autoria do arquitecto Adães Bermudas, datado da década de 30 do século passado, foi alvo de uma remodelação profunda para fazer face às necessidades na área do pré-escolar. O espaço, onde já funcionou a EB 1 Santos Silva, transformou-se num jardim de infância com duas salas para 50 crianças, sala de educadores, refeitório, cozinha, sala multimédia, biblioteca, recreio coberto e jardim infantil.
A inauguração contou com a presença de Narciso Miranda e Margarida Moreira, directora da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). Para este projecto de adaptação do edifício, a autarquia investiu cerca de 350 Mil Euros.
Na área do pré-escolar, e para todo o concelho, a autarquia vai abrir em Setembro mais 13 novas salas, o que representa cerca de mais 300 novos alunos. Em S. Mamede, vai assistir-se a uma remodelação profunda na área do ensino básico, já que deverá ser inaugurada no início do próximo ano lectivo a Escola da Ermida. Uma obra com o custo a rondar 1 Milhão e 500 Mil Euros.
Recorde-se que em todo o concelho, 1223 crianças estão a frequentar a rede pública de educação do pré-escolar, distribuídas por 51 salas. Além disso, existem 6303 alunos nas EB 1, nas 42 escolas e cerca de quatro mil em onze EB 2-3. Por fim, 5800 jovens frequentam o 3º e 4000 o ensino secundário.