
Glamour e moda mar em noite da “devolução do edifício aos matosinhenses” após a sua requalificação
“Mais do que a inauguração deste edifício, hoje é o dia da devolução da Real Vinícola a Matosinhos e aos matosinhenses”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, classificou o momento da inauguração do edifício da Real Vinícola, localizado na Avenida Menéres, e que recebeu a “Moda Mar” para assinalar a data.
O autarca destacou a importância histórica do espaço agora recuperado e o excelente trabalho feito pelo arquiteto Guilherme Vaz, autor do projeto de requalificação.
Eduardo Pinheiro fez ainda questão de recordar que esta é a concretização de um sonho de Guilherme Pinto e para quem pediu uma emotiva salva de palmas. Ao seu lado estava o Vice-Presidente, Fernando Rocha, a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, os Vereadores António Correia Pinto, Tiago Maia e José Pedro Rodrigues, Guilherme Vaz, Nuno Sampaio, da Casa da Arquitetura que abrirá portas neste novo edifício no próximo mês de novembro, e Pedro Guedes da Orquestra Jazz de Matosinhos, que ficará também instalada na Real Vinícola
Coube a Palmira Macedo abrir esta breve sessão de inauguração. A Presidente da Assembleia Municipal destacou a importância histórica do edifício e o empenho e dedicação de todo o executivo a um projeto iniciado por Guilherme Pinto e inaugurado agora por Eduardo Pinheiro.
Edificada entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul.
Ligado à exportação de vinhos da “Real Vinícola” da “Méneres e & Cia”, este gigantesco complexo possuía amplos armazéns, uma tanoaria com mecanismos a vapor e até uma ligação privativa ao Porto de Leixões por intermédio de veículos em carris, puxados por animais.
Adquirido pela Autarquia, em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e foi alvo de um intenso programa de reabilitação de forma a adequar o edifício às suas novas funções.
A partir de 18 de novembro, a Real Vinícola passará a acolher a sede da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado ao estudo, à divulgação e valorização da arquitetura.
A nova Casa da Arquitectura contará com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também ficará instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos, um restaurante e um conjunto de estabelecimentos comerciais relacionados com a vocação industrial do imóvel.
O investimento total ultrapassa os oito milhões de euros.
Seguiu-se um momento de moda e glamour, com a arquitetura de “pano de fundo”. Depois do êxito da primeira edição na Marginal de Matosinhos, a “Moda Mar” regressou ontem a Matosinhos para marca ra inauguração da Real Vinícola.
O evento “Moda Mar” surgiu, no ano passado, no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Na primeira edição, milhares de pessoas assistiram ao desfile de moda na Marginal de Matosinhos.
Este ano, a Câmara Municipal de Matosinhos voltou a apostar na realização deste evento num outro local emblemático da cidade, convidando figuras conhecidas da moda, música e televisão. Apresentado pela jornalista do Porto Canal, Rute Braga, o evento contou com a participação na passerelle da atriz Joana Duarte e na música de Carlão (ex-Pacman dos Da Weasel).
Foram apresentadas as coleções para o verão de criadores nacionais como Katty Xiomara, Júlio Torcato e Alexandra Oliveira, entre outros. O evento deu ainda a conhecer as propostas de marcas nacionais Coquelicot, Glüen, Philomena, Priscilla Wear, Ekena Bay, Lona, Nazareth Collection e Mad Dragon Seeker.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
