Antiga escola primária transformada em espaço de cultura e de lazer no centro da freguesia.
Mais uma velha escola do concelho que foi recuperada e devolvida à comunidade sob a forma de Centro Cultural. A partir de hoje, dia 2 de maio, a freguesia de Perafita tem mais um pólo de atração na sua centralidade: o Centro Cultural de Perafita, localizado numa antiga escola primária e recuperado pela Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio financeiro da Petrogal, num projeto da autoria do arquitecto Manuel Diogo.
Às cantigas que as crianças cantaram para as centenas de pessoas que fizeram questão de marcar presença na inauguração, juntaram-se as rosas e os sorrisos de todos: de quem ali aprendeu a ler e escrever, de quem ali exerceu funções de docente, dos autarcas, dos técnicos que deram o seu contributo para a obra e dos cidadãos que ansiavam por um espaço como este . O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, presidiu ao momento formal da inauguração, tendo ao seu lado Miguel Hora, Presidente de Junta de Freguesia de Perafita, um autarca visivelmente satisfeito com o clima festivo e, sobretudo, com o facto de a sua freguesia disponibilizar agora à população um novo equipamento de grande qualidade.
Marcaram também presença nesta cerimónia o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, os Vereadores Fernando Rocha, Dra. Joana Felício e o Prof. Correia Pinto, bem como o arquitecto responsável pela obra, Manuel Diogo.
Miguel Hora referiu que “este edifício foi recuperado com o intuito de ser devolvido aos perafitenses, tendo como objetivo ser um espaço para todos”. O Presidente da Junta de Perafita aproveitou o momento para agradecer ao Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a capacidade de resposta da Autarquia às solicitações da população, tendo o timing desta obra sido “muito bom”.
O Centro Cultural de Perafita será um espaço aberto 7 dias por semana disponibilizando internet gratuita, acesso a jornais e sala de leitura, nunca esquecendo que este será um local de convívio, de encontro e de conforto. “O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, cumpre o que promete! É, sem dúvida, um homem de palavra”, concluiu Miguel Hora.
“É sempre um prazer recuperar o nosso património e deixar para memória futura o que foi feito no passado, acrescentando-lhe o nosso carinho”, explicou Guilherme Pinto a propósito desta inauguração, relembrando que, quando iniciamos um caminho, devemos fazê-lo tendo em conta as necessidades da comunidade, investindo em obra que é realmente desejada e que obedece a uma missão. O novo Centro Cultural de Perafita insere-se nesta categoria.
O autarca relembrou que, dentro de seis meses, a freguesia de Perafita vai-se fundir com Lavra e Santa Cruz do Bispo e que, não obstante esta reforma administrativa, cada local deverá continuar a defender a sua identidade. “Perafita tem de continuar a ser um local fantástico para viver e um local que vale a pena visitar. Estamos a falar de uma freguesia que está no coração económico do concelho e que se orgulha da sua comunidade que agora fica mais rica com esse novo espaço”, referiu.
“O futuro depende de nós, da nossa determinação, da nossa coragem. Esta escola que está aqui, nova, recuperada, pronta a receber os perafitenses, é prova de que vale mesmo a pena acreditar no futuro”, concluiu o Presidente da Câmara.
![]()
